TOTVS possui novo canal especialista em supermercados e entrega mais inovações ao setor

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A decisão da TOTVS de estruturar uma diretoria dedicada ao segmento supermercadista, comandada por Marcos Biazi e anunciada em agosto de 2017, foi tão acertada, que a área ganhou corpo para consolidar um canal totalmente especialista no varejo e distribuição alimentar, o BCM (Business Consulting Management). Dessa forma, a companhia evoluiu a diretoria e passou a contar com um novo parceiro para venda, suporte e implementação das suas soluções. Biazi está à frente da operação, levando toda a sua expertise no setor e domínio sobre as tecnologias.

Toda essa movimentação faz parte do compromisso da TOTVS de tornar as empresas mais competitivas e simplificar a gestão dos seus negócios. Neste novo cenário, a companhia oferece aos seus clientes um canal com a força de entender em profundidade as necessidades do segmento. A equipe é formada por profissionais especialistas e multidisciplinares para proporcionar o melhor atendimento, por preços competitivos e com o diferencial de contar com a “chancela TOTVS”, que continua a se responsabilizar pelo serviço prestado pelo canal.


“Participamos do roadmap de produtos e de diferentes ações internas, promovidas pela TOTVS, para mantermos a essência da companhia em todas as etapas do nosso contato com as empresas e garantirmos que não haja ruptura nessa comunicação. O objetivo é que, ao final, o cliente tenha a percepção de uma sintonia eficiente, que reflita a melhor entrega de serviços especialistas no varejo alimentar”, explica Biazi, sócio-presidente do BCM.

 
As inovações – 2ª fase 

Reforçando a sua estratégia de investir até R$ 8 milhões em inovações para o setor supermercadista até 2020, a TOTVS anuncia outras novidades. Depois da oferta de self checkout, lançada em maio do ano passado, a companhia faz novas entregas, seguindo o conceito de combinar software de gestão especialista a plataformas e soluções, como colaboração, analytics, e-commerce, mobilidade e inteligência artificial, para apoiar as empresas a definirem os melhores passos da sua jornada digital.


Nesta segunda fase, a companhia está se dedicando à evolução do seu ERP vocacionado, para que se torne totalmente SaaS (Software as a Service) - na nuvem - e com recursos de mobilidade. Para isso, além de uma nova roupagem, também foram criadas funcionalidades que solucionam dores específicas do segmento, e, ao mesmo tempo, elevam a produtividade da operação. Entre os lançamentos, estão:


- Gestão de Vendas em Tempo Real: usando um celular, tablet ou qualquer dispositivo móvel, o gestor da loja supermercadista tem acesso, em tempo real, aos dados de todos os produtos que são vendidos, tendo como base um comparativo em relação à meta a ser atingida naquele dia. De acordo com os resultados obtidos por hora, ele consegue trabalhar de forma proativa e, assim, tomar atitudes para melhorar os índices daquele período. Sem a solução, ele precisaria esperar o fechamento diário para, só então, estabelecer uma ação corretiva e não mais preventiva. O gestor passa a ter uma visão móvel das vendas de onde quer que esteja, passando a atuar de forma estratégica para o negócio, antes que se prejudique o negócio.  

 
- Auditoria de Presença: para reduzir em até 20% a ruptura de produtos, essa funcionalidade gera um relatório de comparação entre os itens que não têm saída no PDV há um tempo e que, ao mesmo tempo, estão em estoque. Com isso em mãos, um funcionário vai até a prateleira e, usando um equipamento móvel, faz os apontamentos sobre o que está, de fato, disponível ou outras medidas corretivas necessárias. Caso a mercadoria não esteja na gôndola e se encontre em estoque, basta solicitar uma reposição simples. Pode acontecer, também, o que chamamos de “estoque virtual” - quando os itens se extraviam por algum motivo, mas, ainda assim, constam no sistema. Neste caso, a auditoria de presença vai atestar que não há produto disponível para ser vendido na loja e o funcionário poderá abrir um novo pedido de compras. O objetivo é evitar que a ruptura impacte nas vendas e na relação entre a marca e os clientes.


- Gestão da Entrega: este recurso permite que o fornecedor faça o agendamento da entrega dos seus produtos para o supermercadista via um portal web, podendo acessá-lo, inclusive, por qualquer dispositivo móvel. Ele consegue visualizar os horários disponíveis e incluir o arquivo XML das notas fiscais referentes à viagem. O sistema, por sua vez, gera um workflow de aprovação dessas visitas, por meio da sua plataforma de transformação digital, o fluig, e critica as informações de todas as notas para identificar possíveis inconsistências. Os benefícios são diversos. Para se ter uma ideia, em um modelo tradicional, é necessário ter um funcionário apenas para atender às ligações e fazer os agendamentos, além disso, os problemas só são percebidos no momento em que o caminhão já está no pátio, demandando outro operador do supermercado para buscar as correções naquele instante, o que impacta diretamente no tempo de conclusão da entrega. Com o uso da solução, a estimativa é que a operação fique mais rápida em até 25%, com ganhos de organização e redução de custos.


“Entender e atender às expectativas dos nossos clientes e dos clientes dos nossos clientes é o que fazemos continuamente. Daí, nosso papel é levar soluções em tecnologia que atendam a estas expectativas, entregando melhores resultados e eficiência para a gestão do negócio, e mais conveniência para o consumidor final”, explica Ronan Maia, vice-presidente de Distribuição e Varejo da TOTVS.


Informações TOTVS para a imprensa: 
RMA Comunicação

equipetotvs@rmacomunicacao.com.br
(11) 2244-5997

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As soluções TOTVS apoiam os varejistas em sua transformação digital. Todas as necessidades do setor são atendidas com simplicidade, unindo software de gestão, plataformas de produtividade, e-commerce, analytics e hardware.

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