Loja física também é digital

Avaliação:

(1 Avaliação)

TOTVS -

Na loja do futuro, cliente entra, escolhe algumas peças de roupa e leva para o provador.

Na loja do futuro, cliente entra, escolhe algumas peças de roupa e leva para o provador. Lá, o smart mirror (espelho inteligente) detecta automaticamente os itens que foram levados e permite que o consumidor escolha qual o tipo de iluminação é mais adequado: festa, ensolarado ou noite. Assim, pode testar melhor as combinações que agradam. 

Além disso, o smart mirror permite que o consumidor tenha acesso a informações sobre as peças que está experimentando. Com base no catálogo da loja, ele pode saber variações de modelo, tamanho, cores e outros dados. Se precisar de ajuda do vendedor, basta solicitar o atendimento eletronicamente, sem ter de sair da cabine.

A experiência parece ficção, mas já é realidade. O provador inteligente, equipado com smart mirror já está disponível no Espaço de Experiências Sensacionais na sede da TOTVS, em São Paulo, e que simula diferentes ambientes de Varejo físico. A tecnologia é apenas uma das diversas possibilidades proporcionadas pela aplicação de ferramentas digitais ao ambiente de lojas físicas. 

Mantenha aceso o interesse do cliente
Na era do Varejo Omnichannel, em que todos os canais de vendas devem ser integrados e proporcionar uma experiência única aos consumidores, o uso desse tipo de solução é fundamental para manter aceso o interesse dos clientes. 

Outra tecnologia atraente são as chamadas vitrines digitais, também disponíveis no portfólio de soluções da TOTVS para o Varejo. Em primeiro lugar, o uso de cartazes digitais nas vitrines tem grande apelo visual. Um levantamento do FedEx Office realizados nos Estados Unidos aponta que 76% dos consumidores entrariam em uma loja em que nunca haviam estado antes, caso fossem atraídos pelo cartaz da vitrine. E 68% disseram que já compraram algum produto ou serviço atraídos por uma vitrine que chamou sua atenção.

Vitrine Personalizada
Mas isso, é apenas o começo. A Vitrine Digital da TOTVS também é uma Vitrine Personalizada. Com base em plataforma de Inteligência Artificial, ela é capaz de fazer sugestões de compra para o cliente. O sistema funciona por meio de reconhecimento facial. Sensores de imagem instalados na vitrine possibilitam que a ferramenta identifique as expressões do consumidor, se é um homem ou uma mulher, e a sua faixa etária. Então, com base nessas informações, seleciona um produto para destacar. 

Para aumentar ainda mais o conforto e a qualidade de experiência do consumidor, também é possível utilizar displays de conteúdo estendido. Esses equipamentos não se limitam a informar o preço, e por meio de código de barras ou de QR Code, apresentam uma tela com informações completas sobre o produto, vídeos de demonstração de uso ou até comentários de outros clientes. O display de conteúdo também pode funcionar por meio de beacons, que acionam o conteúdo na tela assim que o consumidor tira a mercadoria da prateleira.

Click, Reserve, Collect
Mas se a ideia é realmente integrar todos os canais de vendas na perspectiva de uma estratégia Omnichannel, não poderiam faltar ferramentas que permitam que o cliente comece a compra na loja e termine em outro canal, e vice-versa. Com sistemas de Click and Reserve, e Click and Collect, isso é possível.

No primeiro, é possível navegar pelo catálogo do varejista no site, escolher as mercadorias e deixá-las reservadas para experimentar na loja que desejar. Já no Click and Collect, a compra pode ser realizada em meio 100% digital e o cliente escolhe se quer receber o produto em casa, retirar na loja ou em algum locker.
Como se vê, a loja física está longe de perder a importância para o varejo. Mas para que ela sobreviva, é preciso conquistar hoje o cliente do futuro.

Comentários

Comentar com: