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Categoria

Fonte: Ajinomoto (11) 5080-6788 e Guia de Categorias 2017 (Unilever) (11) 3568-8000

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2017
  • ND Evolução % do volume de vendas (2016/2017)
  • 6,15 Variação % média de preço da categoria 2016/2017
  • 2,95 Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS


• Segundo a Unilever, a categoria deve ser exposta ao lado de temperos e especiarias
• Organize a categoria por formato: pós, líquidos, pastas e tabletes
• Deve-se iniciar a exposição nas prateleiras mais altas da gôndola. Exponha ali os caldos líquidos
• Na sequência, à altura dos olhos, devem vir os produtos premium
• Após os produtos com maior valor agregado, o fluxo deve seguir com os produtos de 6 litros, ou seja, as embalagens de 12 cubos (todos os sabores e marcas de forma horizontal). Essas versões devem ocupar o maior espaço da categoria
• Depois deles, dê sequência à exposição com os demais sabores de 3 litros (ou 6 cubos), agrupados em uma única prateleira
• Termine o fluxo da gôndola com os principais sabores de 3 litros: carne, galinha e picanha. Assim, o shopper trafega por todos os itens da categoria até chegar aos principais do sortimento da categoria
• É possível elevar vendas com exposição casada perto de arroz, feijão, hortifrútis e no açougue


Fonte gráfico participação : Ajinomoto
Fonte gráfico shopper: Ajinomoto
Fonte exposição: Guia de Categorias 2017/Unilever
Fonte de variação de preço: IPCA/IBGE
Fonte árvore de decisão: Guia de Categorias 2017/Unilever

8% é a ruptura média da categoria Fonte: Ajinomoto

14 cubos ao ano é a quantidade média adquirida Fonte: Ajinomoto

6 vezes ao ano é a frequência de compras Fonte: Ajinomoto

A compra na categoria é planejada, pois é utilizada no preparo diário das refeições. Segundo a Ajinomoto, 77% dos shoppers planejam a compra e 91% já têm definida a marca que irão comprar

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Knorr *
  • 2 Maggi *
  • 3 Arisco
  • 4 Kitano
  • 1 Knorr *
  • 2 Maggi
  • 3 Arisco
  • 4 Kitano
  • 90,7 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2017
  • Maggi 2,3 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2017 - pp(1)
  • Knorr LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 2.470 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Fornecedores

318

NÚMERO DE RESPONDENTES

Unilever Brasil
Nestlé Brasil Ltda
Yoki
Apti
Santa Amália
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