Navegue por todas as seções para obter dados sobre o desenvolvimento de categorias e sobre marcas e fornecedores mais bem avaliados

Imprimir

Categoria

Fonte: Flora (11)3623-1067 e P&G (11)4572-2728

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2017
  • -11,4 Evolução % do volume de vendas (2016/2017)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2016/2017
  • 2,95 Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS


• Cuidados com os cabelos devem ficar próximo a categorias como desodorantes, lâminas e sabonetes. Segundo a P&G, é para influenciar quem vai comprar produtos da cesta básica a passar por esse corredor
• Após identificar o fluxo da gôndola, iniciar a exposição dos produtos conforme a performance e na seguinte ordem anticaspa, premium, alta, média e básica
• Dentro de cada performance, posicionar as marcas em blocos verticais, com a solução completa para cada versão, seguindo a ordem: shampoo, condicionador, tratamentos (creme de pentear, ampolas e máscara de tratamento), condicionador e shampoo. A P&G explica que o racional espelhado influencia a inclusão de mais itens na cesta de compras e estimula o consumo de tratamento, que possui uma penetração muito baixa no mercado


Fonte exposição: P&G
Fonte de evolução de volume: Nielsen/P&G
Fonte gráfico participação : P&G
Fonte gráfico shopper: Flora
Fonte árvore de decisão: P&G

10 unidades ao ano é a quantidade média adquirida pelo shopper Fonte: Kantar Word Panel/P&G

5 vezes ao ano é a frequência média de compra da categoria Fonte: Kantar Worldpanel/P&G

17,1 reais é o gasto médio por compra Fonte: Kantar Worldpanel/P&G

Entre 10% e 15% é o índice médio de ruptura de cuidados com o cabelo, segundo a fabricante Flora

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Seda *
  • 2 Pantene
  • 3 Elseve
  • 4 Tresemmé
  • 5 Skala
  • 6 Dove
  • 7 Novex
  • 1 Seda
  • 2 Pantene
  • 3 Elseve
  • 4 Dove
  • 5 Tresemmé
  • 6 Novex
  • 7 Niely Gold
  • 8 Skala
  • 54,3 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2017
  • Seda 2,3 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2017 - pp(1)
  • Seda LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 2.470 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Fornecedores

345

NÚMERO DE RESPONDENTES

Unilever Brasil
3 º Posição em 2017
Procter & Gamble
2 º Posição em 2017
L´Oréal Brasil
Skala
4 º Posição em 2017
Embelleze
Publicidade
Publicidade
Publicidade