Vendas nos supermercados caem 0,2% e especialista aponta elevação nos preços como causa

Avaliação:

(3 Avaliações)

Reportagem SA+ -

No acumulado do ano houve um avanço de quase 5%


Foto: Adobe Stock

Em fevereiro, as vendas de supermercados caíram 0,2% em relação a janeiro, enquanto o varejo teve expansão de 1%. Os dados pertencem ao PMC (Pesquisa Mensal de Comércio) realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Segundo Cristiano Santos, gerente de pesquisa, o recuo tem algumas causas, dentre elas a inflação elevada dos alimentos. Para se ter uma ideia, segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), os preços de alimentação e bebidas subiram 0,95% em fevereiro.

Contudo, com base no resultado acumulado em 12 meses até fevereiro, as vendas dos supermercados apresentaram avanço de 4,7% – o dobro do varejo restrito que registrou um aumento de 2,3%.

Segundo Santos, esse movimento está ligado a mudança de comportamento do consumidor, que anteriormente concentrou suas compras em itens básicos e agora está diversificando mais.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook

Fonte: Valor Econômico

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade