Conectar estratégias à visão do consumidor é essencial na relação varejo e indústria

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Reportagem SA+ -

Esse tema esteve presente no Encontro Reservado para a Indústria, evento da SA+ Ecossistema de Varejo, que contou com diversas palestras


Foto: André Personal


Cinco palestras com soluções para gerar mais resultados e contribuir para a indústria dar maior impulso ao seu relacionamento com os varejistas. Assim foi o Encontro Reservado para a Indústria, que teve a presença de altos executivos de empresas fornecedoras do setor. Ele aconteceu no final de abril e contou com um debate final que empolgou a plateia. A mediação foi de Sergio Alvim, CEO da SA+ Ecossistema de Varejo. 

Confira a seguir os principais pontos apresentados pelos palestrantes: 

Pop Trade Tech
A empresa tem como proposta para seus clientes “ajudar a vender mais e melhor”, por meio de ferramentas para as mais diversas necessidades do varejo. Uma dessas soluções é a PopGeo, que contribui para decisões assertivas no que diz respeito, por exemplo, à melhor alocação de investimentos promocionais nas lojas. 

VR Shopping
Um aumento de 374% em sell out foi alcançado pela Ajinomoto com uma campanha de cashback no SuperApp VR. A empresa, mais conhecida por suas soluções de benefícios, tem um variado portfólio em seu aplicativo, que passa por retail media, sorteios e cupons de desconto. Em 2023, mais de R$ 20 bilhões foram transacionados pela VR. Neste ano, a empresa espera alcançar aproximadamente 6 milhões de usuários. 

Mtrix
Com clientes como BRF, Pepsico e Flora, a empresa oferece visibilidade detalhada das vendas realizadas em mais de 1,06 milhão de estabelecimentos, permitindo alinhamento nas relações de negócios e ações precisas para alcançar resultados. Dessa forma, é possível identificar de maneira mais assertiva as oportunidades, por exemplo, com um comparativo do fabricante versus o mercado. 

Scanntech
A empresa apresentou os números do cenário de consumo nos primeiros meses de 2024, quando houve um crescimento de 2,2% em unidades, mantendo a curva ascendente de 2023. Já em valor, a alta foi de 5,3% no período. Além disso, dois cases foram apresentados. Um deles mostrou como a Unilever e uma rede regional de São Paulo, a partir do uso de dados, conseguiram aprimorar a gestão de estoque, o que resultou em diminuição da ruptura e aumento de sell out de 26% na varejista, além de crescimento de 5 pontos percentuais no market share da indústria. 

Bnex
Os brasileiros estão vivendo por mais tempo e tendo menos filhos, enquanto o número de pets por domicílio aumenta. Consequentemente, o volume de vendas dos produtos para animais de estimação cresceu 34% e as missões de compra para abastecimento diminuíram 8,3%. Esses são alguns insights compartilhados pela Bnex sobre as mudanças nos hábitos do consumidor. Para o futuro, além da importância de compreender a geração Alpha (nascidos após 2010), a Bnex apontou os pilares da indústria 3.0:

- Inteligência artificial: pode ajudar a indústria a ser preditiva, identificando potencial de faturamento em localizações específicas e oportunidades cirúrgicas de expansão de vendas.

Também permite conhecer o índice de sacrifício – barreiras que dificultam a compra – de categorias e itens

- Customer leadership: esse tópico inclui capturar novos shoppers e recuperar aqueles que deixaram de adquirir suas marcas, lançamento de produtos, entre outras estratégias

- Discountless: consiste no desenvolvimento de ações que fogem das tradicionais ofertas de preços e conseguem capturar o consumidor emocionalmente

Debate especial com convidados

Um dos pontos altos do evento foi a discussão sobre os desafios operacionais enfrentados pelo varejo e como a indústria pode trabalhar ao seu lado, garantindo melhores execuções para seus produtos nas lojas. Consequentemente, o resultado disso é aumento de vendas e proteção às margens, que atualmente estão bastante comprimidas. Confira a seguir quem foram os debatedores e os principais trechos de suas análises:

Romulo Dantas, vice-presidente comercial da M. Dias Branco: um dos aspectos abordados pelo executivo foi a necessidade de as empresas conectarem a sua estratégia à visão do consumidor no centro do negócio, em meio a um ambiente altamente competitivo para as indústrias de consumo brasileiras. É nesse cenário que a segmentação ganha cada vez mais importância. “Mas ela não é possível de ser aplicada sem dados”, afirmou Dantas. “E como atender o desejo de personalização das pessoas em um produto de consumo de massa?”, completou. Segundo ele, um dos caminhos encontrados pela M. Dias Branco foi “escutar genuinamente os clientes sobre como a companhia consegue agregar valor ao negócio deles”. O VP comercial ressaltou ainda que é preciso contar com uma equipe ajustada e capaz de reconhecer o que não está funcionando para realizar correções. “Não há nada de novo nisso, mas é fundamental entender a necessidade do seu parceiro”, enfatizou. 

Vanessa Sandrini, diretora de varejo do Fasano: a executiva, que está à frente do Empório Fasano, enfatizou os principais pontos para um CRM de sucesso. Entre eles, está o fato de a ferramenta ajudar a prever as tendências de compra, identificar os sinais de rotatividade de clientes e sugerir, por exemplo, ações para incentivar a compra de produtos de maior valor agregado. Esse tipo de solução também permite, por meio dos feedbacks e interações, extrair insights emocionais, decifrando o sentimento do consumidor, o que traz oportunidade de tornar a comunicação e as ofertas de produtos mais direcionadas. Somam-se a isso outros benefícios, como integração de dados omnichannel, identificação de tendências de mercado, avaliação de desempenho de vendas, entre outros.

Cristiane Lemos, head de trade marketing do Mambo: executiva de uma das mais importantes redes supermercadistas do Estado de São Paulo, Cristiane reforçou a importância do CRM para o varejo. Segundo ela, um dos maiores desafios é extrair o máximo de conhecimento sobre o consumidor a partir da ferramenta. Isso permite às empresas serem mais estratégicas em suas iniciativas, sempre trabalhando em conjunto com os fornecedores. A head de trade comentou ainda que a M. Dias Branco tem sido uma importante parceira, promovendo a integração entre as suas diversas áreas – comercial, marketing, supply, trade, etc. – com a varejista. 

 

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