P&G investe U$ 1,8 bilhão em pesquisas com o consumidor para impulsionar vendas no canal alimentar

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Barbara Fernandes Silva -

Informações sobre o comportamento do shopper ajudam a traçar estratégias para categorias de atuação da empresa


Foto: |Stock Adobe

A P&G está investindo U$ 1,8 bilhão em pesquisas com os shoppers e consumidores – tudo isso para aprimorar suas marcas de acordo com a visão dos clientes. Junto aos varejistas, a empresa tem como objetivo aumentar as vendas para que ambos os lados ganhem. Tirso Mello, vice-presidente de vendas Brasil, que esteve também presente na última edição do Trade Connection, promovido pela SA+ Trade, comenta sobre essa visão.

“Paramos de falar de ganho de participação no mercado. Queremos desenvolver as categorias. Nosso foco é desenvolver a estratégia junto com vocês (varejistas) para que vendam mais e nós consigamos ganhar participação de mercado”, conta Mello. 

Dessa forma, o executivo abriu o Shopper Lab’24, uma imersão no comportamento do consumidor brasileiro com estratégias de categoria para impulsionar as vendas no varejo alimentar. 

Além da apresentação inicial, que reuniu insights importantes para o crescimento dos atacarejos, o evento contou com apresentações específicas das marcas Oral-B, Gillete, Downy, Pampers, Always e Pantene, com os principais lançamentos; e uma experiência de compra loja perfeita

A “brincadeira” funcionou da seguinte forma: varejistas ganharam 50 reais de vale compras e tinham sete minutos para escolher produtos dentro da loja dentro do escritório da P&G. Depois da compra, executivas da rede explicaram as melhores formas de expor os itens levando em consideração a árvore de decisão dos clientes. 


Foto: Divulgação. Shopper Lab'24

Dentre alguns dos insights compartilhados estão mudar o posicionamento das fraldas, colocando os modelos com tamanho XG nas primeiras prateleiras já que esse é utilizado por mais tempo, e deixando as prateleiras inferiores para os tamanhos menores. Nessa seção a recomendação também é colocar lenços umedecidos que podem incrementar o tíquete do pai ou mãe que vão até a loja em busca da fralda. 

Outra recomendação é separar as lâminas femininas das masculinas, algo que aumenta as vendas do item para mulher e traz a possibilidade de introduzir as linhas de cuidados para depilação. Já em relação às lâminas para homens o ideal é dividir a categoria em itens para o rosto, corpo e cuidados com a barba.  

As compras de impulso, como escovas de dente elétricas ou packs de escovas manuais devem ficar no início da loja, para chamar a atenção do shopper, enquanto os amaciantes e detergentes líquidos podem ficar nos “fundos” já que são categoria destino, das embalagens menores às maiores. 

Na linha de Head & Shoulders, é ideal destacar o item masculino, e deixar o feminino nas prateleiras mais baixas, devido ao giro. Já na seção de shampoos femininos o ideal é deixar os itens com maior valor agregado nas pontas da gôndola, e destacar os itens de tratamento e lançamentos. 

no checkout é recomendado expor novamente as lâminas, pois elas normalmente são esquecidas. 

Conheça as novidades da segunda edição do Trade Connection, mais importante evento de Trade Marketing do setor: clique aqui e adquira seu ingresso. O evento é uma iniciativa da SA+ Trade, braço da SA+ Ecossistema de Varejo

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