Carrefour alcança quase R$ 30 bilhões em vendas brutas no primeiro trimestre

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Reportagem SA+ -

Atacadão foi responsável por 69% dessa parcela enquanto hipermercado apresentou queda de 10,7% em relação ao ano anterior


Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo

Durante o primeiro trimestre de 2024, o Carrefour Brasil acumulou um total de R$ 27,8 bilhões em vendas brutas, 2,5% a mais do que o alcançado no mesmo período do ano anterior.

O grande destaque foi o Atacadão, bandeira de cash & carry da empresa, responsável por 69% das vendas – um total de R$ 19,3 bilhões. No comparativo com os primeiros três meses de 2023, houve um crescimento de 6,6%. Esses resultados foram fortemente impulsionado pela expansão da bandeira e conversões das unidades do Grupo BIG.

As vendas nesse canal também refletem a melhora do cenário inflacionário, com a recuperação do volume do B2B, e o aumento do tráfego do B2C com a implantação de serviços focados no consumidor final como a padaria, açougue e fatiados em mais lojas. Para se ter uma ideia, até o final de 2023 eram 19 unidades com esses setores, agora já são 58 e a meta é finalizar o ano com esses serviços em 120 estabelecimentos.

Cerca de 5,9% das vendas no canal foram realizados pelo e-commerce, 3,2 p.p. a mais do que no mesmo período de 2023. 

Ao todo, foram inauguradas cinco lojas no formato durante o período, todas fruto de conversão, sendo que quatro dos espaços anteriormente eram ocupados pelo hipermercado Carrefour e um pelo supermercado Bompreço. 

Já a área de varejo alcançou R$ 6,9 bilhões em vendas, representando 25% do valor total, uma queda de 10,7% em relação ao ano anterior. Esse resultado foi impactado pela redução de 24% na área de vendas.

No início do ano, a empresa anunciou o fechamento de 123 unidades , sendo 16 hipermercados Carrefour e 107 supermercados, e compartilhou o planejamento de focar nos formatos de atacarejo e Sam’s. Assim, no acumulado dos últimos 12 meses, foram encerradas 140 unidades, e atualmente 9 lojas estão em obras para a conversão.

Por fim, o Sam’s Club alcançou R$ 1,6 bilhão em vendas brutas, cerca de 6% do total, e um crescimento de 21,5% no comparativo a/a.

Dentre os fatores que impulsionaram esse aumento estão a expansão e os investimentos na base de membros ativos, que cresceu 33,5% em relação a 2023. A marca própria da rede também ganhou relevância em termos de penetração de vendas durante o trimestre, e representou 20,4% do total do canal. 

Os consumidores omnicanal da bandeira apresentaram gastos superiores aos exclusivamente online ou offline, e as vendas nos canais digitais da marca foram 5,6% das vendas totais. 

Para este ano, esta planejada a inauguração de 7 a 9 unidades do formato, todas fruto de conversões ou como lojas combos.

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