Assaí e Carrefour têm queda no lucro líquido

Avaliação:

(3 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Um dos principais responsáveis pelos resultados dos varejistas é a deflação dos alimentos


Foto: Adobe Stock

Ontem o Assaí  e o Carrefour divulgaram seus resultados correspondentes ao 3º trimestre de 2023. Dentre os dados se destaca o lucro líquido de R$ 185 milhões do varejista nacional, uma queda de 34% em relação ao lucro apresentado no mesmo período do ano anterior. Enquanto a empresa francesa apresentou um lucro líquido de R$ 132 milhões, uma queda de 59% em relação ao ano anterior.

Dentro deste mesmo comparativo, a receita líquida do Assaí registrou um aumento de 23%, alcançando R$ 17,7 bilhões. Já a receita total do Carrefour foi de R$ 26,9 bilhões uma queda de 2,7%.

Segundo a o relatório do Assaí, o lucro reportado inclui o impacto negativo de R$ 4 milhões referente às negociações dos contratos de dívida, e o impacto positivo (não caixa) de cerca de R$ 41 milhões referente à baixa de contratos de aluguel renegociados.

Em relação à dívida líquida, houve um acréscimo de 20,5% no ano e o Ebitda chegou a R$ 1,28 bilhão, enquanto a margem Ebitda ficou em 7,1%. Já no caso do Carrefour, o Ebitda alcançou R$ 1,4 bilhão e a margem ficou em 5,7%, enquanto a dívida líquida encerrou setembro em R$ 11,6 bilhões

O varejista nacional encerrou setembro com 276 lojas, das quais 52 foram inauguradas nos últimos 12 meses – um crescimento de 29% na área de vendas. Os investimentos somaram R$598 milhões, consequência do avanço da expansão e abertura de sete lojas nos últimos três meses, sendo quatro conversões e três orgânicas.

No caso do Carrefour, foi registrado um recuo de 3,3% nas vendas líquidas no trimestre em relação ao ano anterior, atingindo R$ 25,5 bilhões.  O volume bruto de mercadorias (GMV) do e-commerce atingiu R$ 2,5 bilhões, uma alta de 49,8% em comparação com o mesmo período do ano passado, com as vendas próprias de alimentos crescendo 116,7% na base anual.

Ambas as empresas reportaram o impacto da deflação dos alimentos em seus resultados.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:     LinkedIn,     Instagram     e     Facebook

Fonte: Valor Investe

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade