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Categoria

Fonte: Dr. Schär Brasil (41)3026-2421

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2017
  • ND Evolução % do volume de vendas (2016/2017)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2016/2017
  • 2,95 Variação % IPCA

• Não é recomendado separar os diferentes segmentos da categoria, pois o shopper entende que a categoria é “sem glúten”. Para a Dr. Schär o melhor é que todos os produtos sem glúten fiquem juntos em uma única seção, preferencialmente ao lado dos diet/light e dos itens naturais, integrais e orgânicos. Esse espaço deve estar bem sinalizadopara facilitar a identificação
• Na gôndola, a recomendação é formar blocos por marca na vertical e por tipo de produto na horizontal
• Nas prateleiras superiores devem ser expostos farinhas, misturas e cereais
• Nas do meio, que ficam à altura dos olhos, podem ficar os pães, torradas e biscoitos salgados
• Por fim, nas inferiores, exponha as versões doces e as massas
• Os produtos devem ser organizados a partir dos itens de maior valor agregado (exemplo: pães multigrãos, seguidos pelas versões tradicionais), sempre de acordo com o fluxo do corredor


9,5% Quanto a categoria cresce no autosserviço alimentar ao ano Fonte: Nielsen/Bunge

20% Índice médio de ruptura da categoria

R$ 180 Desembolso médio mensal para consumidores de itens sem glúten

Quantidade média adquirida por compra

• Pães: 6 pacotes/mês
• Biscoitos: 4 pacotes/mês
• Farinhas e misturas: 2 pacotes/mês
• Massas: 2 pacotes/mês

80% dos itens têm frequência média de compra quinzenal. No caso de pães é semanal

Estudos internos Dr. Schär apontam que algumas categorias do segmento sem glúten chegam a responder por 85% da contribuição de margem no mix de saudáveis


•Até 4 checkouts: trabalhar com 8 a 10 itens - no mínimo três opções de pães
•5 a 9 checkouts: 10 a 15 itens - no mínimo três opções de pães
•Recomendações gerais: O sortimento depende da estratégia da loja para a categoria. Segundo a Dr. Schär, há supermercados com 12 checkouts que trabalham com mais de 60 itens, e há hipermercados com 30 checkouts que oferecem apenas 15 itens. Para a empresa, o pequeno varejo pode trabalhar com um mix assertivo, capaz de atender às necessidades do shopper em compras diárias e de conveniência. Lembrando que os produtos são consumidos também por quem não tem restrição ao glúten.
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