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Categoria

Fonte: Ajinomoto (11)5080-6788 e Guia de Categorias 2017

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2017
  • ND Evolução % do volume de vendas (2016/2017)
  • 6,17 Variação % média de preço da categoria 2016/2017
  • 2,95 Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS


• A categoria deve ser exposta próximo a macarrão instantâneo
• Após identificar o fluxo da gôndola, começar a exposição de sachês para consumo individual (item de compra por impulso e de maior valor agregado)
• Em seguida, alocar as versões cremosas e claras, seguidas pelas embalagens maiores, tipo sopão (mais em conta)
• Segundo a Ajinomoto, o preço baixo deve estar sempre no fim do corredor, para levar o consumidor a trafegar pela seção e tomar conhecimento de todo o sortimento oferecidoE
• A fabricante também recomenda a organização da categoria por fabricante


Fonte exposição: Guia de Categorias 2017 (Ajinomoto)
Fonte de variação de preço: IPCA/IBGE
Fonte árvore de decisão: Guia de Categorias 2017 (Ajinomoto)

1 vez ao mês é a frequência média Fonte: Ajinomoto

12% é a ruptura no período sazonal Fonte: Ajinomoto

As sopas individuais, claras e, sobretudo os cremes, são cada vez mais utilizados pelo consumidor para incrementar as receitas que prepara. Para gerar maior lucro, o varejista pode expor esses produtos com categorias correlatas, como macarrão, pães e lasanha, entre outras

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