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Categoria

Fonte: Bunge (11)3914-0469, Cocamar (44)3221-3598 e Guia de Categorias (Cargill) (11)5099-3311

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2017
  • ND Evolução % do volume de vendas (2016/2017)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2016/2017
  • 2,95 Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS


• Os óleos especiais devem ficar separados dos de soja. A ideia é destacá-los, pois têm maior valor agregado
• Ordenar as marcas dentro de cada segmento
• Em cada marca, é recomendado agrupar por embalagem


Fonte exposição: Guia de Categorias 2017 (Cargill)
Fonte gráfico participação : Kantar Worlpanel/Bunge
Fonte gráfico shopper: Bunge
Fonte árvore de decisão: Guia de Categorias 2017 (Cargill)

-2,7% Variação do volume de vendas no varejo alimentar (ano móvel até outubro/2017) Fonte: Nielsen/Bunge

2,4% Variação do volume de vendas nos supermercados (ano móvel até outubro/2017) Fonte: Nielsen/Bunge

-7,3% Variação do volume de vendas nos hipermercados (ano móvel até outubro/2017) Fonte: Nielsen/Bunge

2 garrafas 900 ml por trimestre é a quantidade média adquirida pelo shopper Fonte: Kantar Worldpanel/Bunge

4 vezes ao ano é a frequência média de compra da categoria Fonte: Kantar Worldpanel/Bunge

A Cocamar recomenda destacar na exposição em gôndola as versões de maior valor agregado para elevar o tíquete médio

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Liza *
  • 2 Salada
  • 3 Sinhá
  • 4 Mazola
  • 5 Suavit
  • 1 Liza *
  • 2 Salada
  • 3 Sinhá
  • 4 Mazola
  • 5 Suavit
  • 74,0 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2017
  • Sinhá 3,8 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2017 - pp(1)
  • Liza LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 2.470 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Fornecedores

322

NÚMERO DE RESPONDENTES

Cargill Foods Brazil
Bunge
Sinhá Alimentos
Cocamar
ADM
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