Navegue por todas as seções para obter dados sobre o desenvolvimento de categorias e sobre marcas e fornecedores mais bem avaliados

Imprimir

Categoria

Fonte: Reckitt Hygiene Comercial

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS

APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS

20% de aumento nas vendas nas lojas em que o GC foi implementado com
ajuste no sortimento e na exposição em comparação com as demais lojas

DADO

23% é o lucro médio da categoria

  • Organizar os produtos em quatro grandes segmentos: aerossol, automático, miniaerossol spray e elétrico líquido
     
  • Agrupar os aerossóis nas prateleiras inferiores da gôndola, já que são os produtos de maior volume e giro da categoria. Inicie com os itens regulares e finalize com os sazonais
     
  • Acima deles devem estar os refis dos automáticos. Iniciar com os itens regulares e depois os sazonais. Os aparelhos sprays automáticos devem estar no fim da última prateleira, antes das gancheiras
     
  • Em seguida, nessa mesma prateleira, começar com os aparelhos elétricos líquidos. Os refis devem ficar nas primeiras gancheiras ocupando toda a sua extensão
     
  • Por fim, organizar os miniaerossóis spray na zona quente da gôndola, iniciando com os aparelhos e colocando os refis depois, agrupando as fragrâncias verticalmente
  • Até 4 checkouts: priorizar itens de menor desembolso no segmento de purificadores, como aerossol e líquido, para atender as possíveis necessidades do shopper e não perder as vendas. No atual cenário, os formatos econômicos que atendem as compras de reposição são de menor desembolso e podem compor o mix
     
  • Premium/gourmet: oferecer itens de todos os segmentos: aerossol e líquido em diferentes fragrâncias. É importante que não haja risco de ruptura dos itens de maior giro para não perder vendas. Para isso, recomenda- se trabalhar com duas marcas referência na  categoria. Além disso, demonstrar de forma visual os momentos de utilização de cada produto, gerando maior conscientização no consumidor e fazendo com que busque adquirir produtos superiores, incentiva as vendas
     
  • Lojas de vizinhança para classes C/D/E: garantir que no mix haja itens dos diferentes segmentos.Porém incentive produtos que possuem maior giro e que façam sentido à ocasião de compra, como aerossóis e miniaerossol
    spray. Priorize marcas que oferecem, dentro do seu portfólio, os diferentes segmentos
     
  • Hipermercados: explorar o sortimento completo da categoria em diferentes segmentos e fragrâncias. Focar uma ou duas marcas por segmento para dar opções de preço e garantir uma boa experiência de compras. Essa quantidade se mostra suficiente para compor uma gôndola e um sortimento eficientes, diminuindo o risco de rupturas e incentivando os itens de maior giro. Explore produtos refis, que ajudam a aumentar a margem de lucro e podem ser utilizadosem diferentes tipos de incentivos de venda
     
  • Lojas de proximidade: garantir que no mix haja itens dos diferentes segmentos. Contudo, incentive os de maior giro, como miniaerossol spray e aerossol, atrelando à ocasião de compra do consumidor, especialmente o formato refil. Priorize marcas que oferecem os diferentes segmentos e fragrâncias
     
  • Atacarejos: incentivar todos os segmentos, não deixando de oferecer ao consumidor a gama completa de segmentos e fragrâncias, dando destaque às marcas referência no mercado
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade