Navegue por todas as seções para obter dados sobre o desenvolvimento de categorias e sobre marcas e fornecedores mais bem avaliados
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Categoria
Fonte: Reckitt
Árvore de Decisão
Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.
PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS
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Organizar cada subcategoria (colocar todas em ordem) em blocos de marcas, iniciando com as de referência, que, na maioria das vezes, são as de maior valor agregado
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Na sequência, marcas de menor valor, finalizando com as que têm foco no preço. Isso ajuda a promover as vendas dos itens de maior valor e aumentar o tíquete médio da categoria
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Dentro do espaço de cada marca, separar os produtos que possuem benefícios diferenciados, como maior poder de limpeza; maior poder de desinfecção aliado ao benefício de limpeza; itens com proposta de sustentabilidade; e fragrâncias concentradas e/ou diferenciadas dos produtos regulares
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É importante combinar a proporção do espaço dessas linhas com a participação de vendas do mercado fornecida pelos fabricantes, para um melhor desempenho das vendas da categoria
- Dentro de cada um desses grupos (produtos com benefícios e regulares), começar com produtos de embalagens menores e finalizar com embalagens maiores, destacando formatos diferenciados, como borrifadores e aplicadores
NO SEGMENTO DE SUSTENTABILIDADE
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Separar todos os itens com foco em sustentabilidade e criar um bloco para eles no início da seção de limpeza
- Iniciar com os itens de formatos menores na parte superior, como multiúso, limpador de banheiros, etc. Na sequência, finalizar com as categorias de embalagens maiores
NO SEGMENTO DE LIMPEZA PESADA
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Organizar as marcas iniciando com as de referência na categoria e de maior valor agregado
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Dentro de cada marca, inicie a exposição com os itens sem cloro, se houver, organizando pelas fragrâncias; e, na sequência, coloque os itens com cloro
- Lembre-se de seguir o racional de tamanho de embalagens, iniciando sempre pelas maiores em cada segmento
NO SEGMENTO DE LIMPEZA PERFUMADA
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Organizar as marcas iniciando com as referências da categoria e de maior valor agregado
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Dentro do espaço de cada marca, organizar primeiro as fragrâncias premium e, na sequência, as fragrâncias base ou regulares
- Formar blocos verticais de fragrâncias colocando os tamanhos menores nas prateleiras de cima e as embalagens maiores das mesmas fragrâncias nas prateleiras de baixo
NO SEGMENTO DE DESINFETANTES
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Separar os produtos em três grupos: desinfetantes com respaldo científico/médico, regulares transparentes e regulares leitosos
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Iniciar a exposição pelo grupo dos desinfetantes com respaldo científico/médico agrupando por marca. Esses produtos são relativamente novos no mercado e exibem nos rótulos informações como “mata bactérias e vírus”. Transmitem maior segurança ao consumidor, com diferentes fragrâncias e formatos, como aerossol e lenços
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O ideal é dedicar 40% do espaço total dos produtos para desenvolver esse segmento, colocando-o no início da exposição
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Dentro deles, faça blocos de marcas, começando por aquelas de maior valor agregado
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Na parte superior, expor os lenços de cada marca
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Na sequência, alocar os formatos em spray (aerossol), de forma a combinar as fragrâncias na vertical com as dos lenços que ficam expostos acima
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Depois, expor os formatos líquidos abaixo, iniciando com as versões de menor tamanho e deixe as embalagens maiores nas prateleiras inferiores
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Na sequência, seguir o mesmo procedimento com os demais blocos de cada marca
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Depois, adotar as mesmas instruções de marca para exposição dos desinfetantes regulares transparentes
- Por fim, agrupar os desinfetantes leitosos
A partir do lançamento de produtos com apelo sustentável, o segmento começa a fazer parte da árvore de decisão de alguns consumidores, que passaram a optar por esses itens e pelos demais. A Reckitt identificou que, uma vez tendo comprado algum item com esse benefício (por exemplo, um multiúso), o shopper compõe sua cesta com os outros itens com essa característica