Navegue por todas as seções para obter dados sobre o desenvolvimento de categorias e sobre marcas e fornecedores mais bem avaliados
- Compartilhar:
- Enviar por Email
Categoria
Fonte: Especial Categorias 2021 Procter & Gamble; Ypê
Árvore de Decisão
Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.
APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS DA ÁRVOREDE DECISÃO: Crescimento médio das vendas em valor 20% a 30% Fonte: P&G
50% dos shoppers entram no corredor da categoria
2,3 litros/compra é a quantidade média adquirida versão líquida Fonte: P&G
• Até 4 checkouts: marcas principais e opção de primeiro preço. Embalagens de 1 L e 3 L
• Premium/gourmet: marcas principais e opção de primeiro preço. Embalagens de 1 L, 3 L, 5 L. Produtos para cuidados específicos
• Classes C/D/E: marcas principais, opção de primeiro preço. Todos os tamanhos
• Hipermercados: boa variedade de marcas. Todos os tamanhos e produtos para cuidados específicos
• Lojas de proximidade: marcas principais e opção de primeiro preço. Todas as embalagens e produtos para cuidados especiais
• Atacarejos: marcas principais, opção de primeiro preço. Todas as embalagens. Foco nas de 5 L
Fonte: Ypê
• NO E-COMMERCE
• A P&G RECOMENDA: Privilegiar embalagens grandes e desenvolver formação de estoque na casa do shopper por meio de combos de vários itens e da combinação entre lava-roupas e amaciantes. A empresa sugere ainda explorar conteúdos avançados para que seja possível transmitir a sensação das fragrâncias no ambiente digital
• A YPÊ SUGERE: Investir na personalização das ofertas ao shopper, por meio do CRM, e oferecer packs virtuais que contemplem descontos por mais unidades ou SKUs correlacionados. É o caso do lava-roupas com amaciante, um dos packs que, segundo a empresa, mais convertem
• Separar a versão em pó da versão líquida
• Definir o espaço das versões de acordo com as vendas (participação ponderada de valor x volume)
• Em cada segmento (pó e líquido) criar blocos verticais de marcas
• Organizar os itens por performance/versão e por tamanho do menor para o maior
Fonte exposição: P&G