Navegue por todas as seções para obter dados sobre o desenvolvimento de categorias e sobre marcas e fornecedores mais bem avaliados

Imprimir

Categoria

Fonte: Guia de Categorias 2017 (Anhembi) (11)2167-3227

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2017
  • ND Evolução % do volume de vendas (2016/2017)
  • 1,64 Variação % média de preço da categoria 2016/2017
  • 2,95 Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS


• A recomendação da Anhembi é que a categoria seja exposta no corredor paralelo ao de detergentes em pó, sabão líquido para roupas e amaciantes
• A água sanitária e os alvejantes com cloro devem ficar lado a lado. Isso porque o alvejante com cloro corresponde à água sanitária + perfume e/ou detergente. Com isso, o varejista oferece mais uma opção para o consumidor
• Considerando o fluxo do corredor, exponha primeiro as marcas premium da categoria, seguidas pelas de preço médio e, na sequência, as de preço baixo
• As embalagens menores devem ficar na altura de até 1,75 m do chão. Logo abaixo, expor as médias. No rodapé da gôndola, devem ser alocadas as maiores e mais pesadas


Fonte de variação de preço: IPCA/IBGE


• Até 4 checkouts: 2 marcas de água sanitária, 1 marca de alvejante com cloro na versão floral e lavanda e 1 marca de alvejante com detergente
• 5 a 9 checkouts: 3 marcas de água sanitária, 1 marca de alvejante com cloro na versão floral e lavanda e 1 marca de alvejante com detergente
• 10 a 19 checkouts: 4 marcas de água sanitária, 2 marcas de alvejante com cloro na versão floral e lavanda e 1 marca de alvejante com detergente
• 20 a 49 checkouts: 4 marcas de água sanitária, 2 marcas de alvejante com cloro na versão floral e lavanda e 1 marca de alvejante com detergente
• Acima de 50 checkouts: 4 marcas de água sanitária, 2 marcas de alvejante com cloro na versão floral e lavanda e 1 marca de alvejante com detergente

7% é o índice de ruptura da categoria

2 litros é a quantidade adquirida a cada compra

As embalagens de um litro de água sanitária são mais consumidas pelas classes D e E, responsáveis por 35% do consumo

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Qboa
  • 2 Ypê
  • 3 Super Globo
  • 4 Candura
  • 1 Qboa
  • 2 Ypê
  • 3 Candura
  • 4 Brilux
  • 5 Super Globo
  • 6 Super Candida
  • 7 Brilhante
  • 8 Girando Sol
  • 48,5 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2017
  • Super Globo 1,6 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2017 - pp(1)
  • Qboa LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 2.470 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Fornecedores

305

NÚMERO DE RESPONDENTES

Anhembi
Ypê
5 º Posição em 2017
Super Globo
Candura
3 º Posição em 2017
Raymundo da Fonte
Publicidade
Publicidade
Publicidade