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Categoria
Fonte: Coca-Cola
- Iniciar com produtos especiais, como Coca-Cola vidro 250 ml, Schweppes 250 ml e tônicas importadas, além de lançamentos individuais
- Em seguida ficam as embalagens individuais, que devem ocupar 40% da gôndola, começando pela versão cola ( 70% do espaço) e sabores fica com 30%
- Quanto ao tamanho, as embalagens individuais dessa parte são as de até 600 ml, sendo 10% para 500 ml/600 ml, 15% 310/350ml e 15% 250 ml
- A divisão de sabores (Cola e Sabores) deve obedecer à proporção de 60% regular e 40% sem açúcar/zero
- Os itens individuais devem estar posicionados na vertical, acima dos mais baratos
- Disponibilizar os packs nas últimas prateleiras, ocupando um espaço de 50% dos itens individuais
- Após embalagens individuais, iniciar o espaço familiar (1L ou mais), que representa os outros 60% do espaço total de exposição da categoria
- O espaço familiar, diferente do individual, deve ser disponibilizado na horizontal, indo das embalagens de menor litragem até as de maior litragem (sentido fluxo)
- A divisão entre sabores e versões permanece igual à da individual, 70% cola e 30% sabores, 60% regular e 40% zero/baixa caloria/sem açúcar
- Para packs dos familiares deve-se reservar 25% do espaço, com ênfase em packs duals, sempre ao lado do SKU referência
- Marcas dos mesmos fabricantes tendem a ter venda correlata
- Agrupar por fabricante, iniciando com as marcas mais vendidas, de maior valor até as menos vendidas
- Organizar o site/app tal como a estrutura da loja física
- Trazer combinações para diferentes ocasiões de consumo (refeição, lanche adulto, churrasco)
- Recomendar alimentos nas compras de bebidas
- Até 4 checkouts: ênfase em produtos de até 600 ml
- Premium/gourmet: incluir embalagens de vidro e produtos sem açúcar e tônicas em geral
- Lojas de vizinhança classes C/D/E: foco em embalagens retornáveis e embalagens familiares
- Hipermercados: lançamentos fazem um papel relevante no desenvolvimento da categoria
- Lojas de proximidade: ênfase no consumo imediato e gelado. Alta demanda de tônicas para mixologia (combinação com destilados em geral)
- Atacarejos: prioridade para multipacks, no individual com 6 unidades e familiares de 4 a 6 unidades
11% em volume 9% em valor é o aumento das vendas após aplicação do GC
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Dedicar maior espaço para produtos sem açúcar/baixa caloria/zero, pois redução de açúcar é uma tendência de consumo
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Como maiores adjacências são entre marcas do mesmo fabricante, packs mistos são indicados para alavancar vendas incrementais
- Dosagens menores ganham preferência, gerando um aumento do consumo de produtos individuais e que pode ainda ser alavancado por meio de packs com 6 unidades preferencialmente
Algumas das redes que já implementaram essa árvore apresentaram os seguintes incrementos
Marcas
Classificação por índice de lembrança de supermercadista
- 1 Coca-Cola **
- 2 Guaraná Antarctica
- 3 Fanta
- 1 Coca-Cola *
- 2 Guaraná Antarctica
- 3 Pepsi
- 4 Fanta
- 85,86 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2022
- CocaCola 7,0 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2022 - pp(1)
- Coca-Cola LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
• Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
• pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
• Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
• Informações não submetidas a testes de validação estatística.
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