Navegue por todas as seções para obter dados sobre o desenvolvimento de categorias e sobre marcas e fornecedores mais bem avaliados

Imprimir

Categoria

Fonte: Guia de Categorias 2017 (Red Bull) (11)3016-2855

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2017
  • ND Evolução % do volume de vendas (2016/2017)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2016/2017
  • 2,95 Variação % IPCA

• Na gôndola natural, onde acontecem 75% das vendas, expor o produto ao lado dos refrigerantes, agrupando as marcas na horizontal
• As marcas de maior valor devem ficar à altura dos olhos. A ideia é incentivar a migração para essas versões
• Geladeiras são o melhor ponto extra para alavancar o giro – afinal possibilitam consumo imediato. Essa alternativa aumenta em 25% as vendas em valor


42% dos shoppers querem comprar energéticos gelados o que gera em média 25% de alta em valor

91% da taxa de conversão gôndola natural

A cada 1% de aumento no preço 1,5% é a queda em volume de vendas

Dicas para vender mais

• Embalagens: Packs promocionais funcionam melhor no aumento das vendas do que as ofertas
• Cross merchandising: Expor com água de coco, banana, isotônico e barra de cereal, estimula a compra de acordo com a ocasião de consumo: durante os estudos, o esporte ou no trabalho.

Para garantir bons resultados, convém destacar as marcas de maior valor agregado. Quando bem trabalhadas no ponto de venda, elas podem garantir melhor massa de margem

Para elevar em 128% o tempo médio que o shopper passa diante da gôndola e em até 208% a interação do shopper com a categoria a Red Bull trabalha com o conceito Energy Zone: exposição no corredor de refrigerantes, com uma ambientação especial. Trata-se de uma moldura em liga metálica, com testeira sinalizadora e iluminação de Led, que chama atenção sobre os produtos.

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Red Bull **
  • 2 Monster
  • 3 TNT
  • 4 Burn
  • 5 Fusion
  • 1 Red Bull *
  • 2 TNT
  • 3 Burn
  • 4 Fusion
  • 5 Monster
  • 66,7 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2017
  • Monster 4,7 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2017 - pp(1)
  • Red Bull LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 2.470 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Fornecedores

264

NÚMERO DE RESPONDENTES

Red Bull
5 º Posição em 2017
Coca-Cola FEMSA Brasil
2 º Posição em 2017
Grupo Petrópolis
3 º Posição em 2017
Matte Leão
4 º Posição em 2017
Ambev
Publicidade
Publicidade
Publicidade