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Categoria

Fonte: Diageo (11)3897-2000

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2017
  • ND Evolução % do volume de vendas (2016/2017)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2016/2017
  • 2,95 Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS


• Vodca deve ser posicionada ao lado de uísque, no modular central da gôndola de bebidas destiladas, de acordo com a Diageo
• Iniciar a exposição por blocos de marca na horizontal
• Dentro de marca, os sabores iniciam o fluxo, seguidos pelo tipo regular, em que os tamanhos maiores abrem o fluxo e os menores o fecham
• Na sequência, a exposição é segmentada por preço, utilizando sempre o racional em ordem decrescente (tanto de cima para baixo quanto da esquerda para a direita)
• Na primeira prateleira, ficam as marcas super premium, seguidas pelo segmento premium, no centro as marcas standard, finalizando com as marcas básicas na última prateleira



Classes A/B: todo o portfólio disponível da categoria


Classe C: fora do portfólio apenas marcas super premium


Classes D/E: somente marcas standard e básicas

1 garrafa de 1 litro é quantidade adquirida a cada compra

Segundo a Diageo, em função do menor desembolso para o shopper, os formatos médios vêm ganhando relevância na categoria. Portanto, é necessário garantir a visibilidade desse formato

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Smirnoff *
  • 2 Orloff
  • 3 Balalaika
  • 4 Absolut
  • 5 Natasha
  • 6 Askov
  • 7 Rajska
  • 1 Smirnoff*
  • 2 Orloff
  • 3 Natasha
  • 4 Absolut
  • 4 Balalaika
  • 5 Rajska
  • 6 Skyy
  • 60,1 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2017
  • Nenhuma MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2017 - pp(1)
  • Nenhuma LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 2.470 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Fornecedores

328

NÚMERO DE RESPONDENTES

Diageo
Pernod Ricard
Pirassununga
Bacardi Brasil
Bebidas Asteca
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