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Categoria

Fonte: Guia de Categorias 2017 e Heineken Brasil (11)4700-7630

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2017
  • ND Evolução % do volume de vendas (2016/2017)
  • 2,7 Variação % média de preço da categoria 2016/2017
  • 2,95 Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS


• Agrupar as cervejas por segmento: especiais, premium e convencionais
• A partir do fluxo, iniciar com as especiais, pois têm maior valor agregado. Feito isso, organize conforme a cor: das mais escuras para as mais claras. Faça primeiramente blocos por estilos e depois por marca
• Entre as premium, inicie com as marcas de maior preço, agrupando-as verticalmente
• Essa mesma lógica deve ser aplicada às cervejas convencionais
• Segundo a Heineken, é interessante expor as cervejas perto da mercearia de alto giro e de categorias destino, como FLV, açougue, entre outras


Fonte de variação de preço: IPCA/IBGE
Fonte gráfico participação : Guia de Categorias 2017 (Heineken)
Fonte gráfico shopper: Guia de Categorias 2017 (Heineken)

70% das vendas acontecem no próprio corredor da categoria e aos finais de semana Fonte: Guia de Categorias 2017 (Heineken)

17 vezes ao ano é a frequência média de compra da categoria

3,6 litros é a quantidade média adquirida a cada compra

Papel da Categoria

• Nos super e hipermercados, a categoria é destino. Daí a necessidade de investir em mix, ser competitivo em preço e evitar ruptura
• Já no atacarejo, o papel é de rotina. Deve-se realizar ações para melhorar a visibilidade e aumentar a frequência de compras


40% é a ruptura média nos principais SKUs Fonte: Nielsen/Heineken

Geladeiras alavancam em 15% o volume de vendas da categoria no autosserviço alimentar. Para abater o custo de funcionamento das geladeiras, uma opção é priorizar itens de maior rentabilidade Fonte: Guia de Categorias 2018

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Skol *
  • 2 Brahma
  • 3 Itaipava
  • 4 Antarctica
  • 5 Schin
  • 1 Skol *
  • 2 Brahma
  • 3 Itaipava
  • 4 Antarctica
  • 5 Schin
  • 65,6 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2017
  • Nenhuma MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2017 - pp(1)
  • Skol LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 2.470 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Fornecedores

367

NÚMERO DE RESPONDENTES

Ambev
Grupo Petrópolis
Heineken Brasil
5 º Posição em 2017
CBBP
Casa Di Conti
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