Saiba quais erros fazem seu e-commerce desperdiçar vendas

Avaliação:

(1 Avaliação)

Por Redação SA Varejo -

Pesquisa mostra que um dos problemas é a falta de informações adequadas sobre os produtos

Um amplo estudo feito com as 57 maiores lojas online do Brasil revelou que muitos sites de e-commerce erram em questões importantes para o consumidor definir a compra, como quantidade e qualidade de informações a respeito dos itens vendidos.

A pesquisa, realizada pela empresa de trade marketing digital  Lett , mostra que nada menos do que 60% das páginas não apresentam informações ou descrições completas dos produtos. De acordo com o panorama desenhado pelo indicador da Lett, o E-commerce Quality Index (EQI), em uma escala de zero a 10, o e-commerce no Brasil ficou abaixo da média, somando apenas 5,3 pontos, índice considerado negativo. Esse cálculo se baseia em critérios como navegação do usuário (via buscadores ou menu de categorias), título e descrição do produto, número de imagens e avaliação média dos consumidores.

Poucos comentários

O mesmo estudo detectou mais um sinal de baixa qualidade no comércio eletrônico brasileiro: apenas 7% das 2.053.610 páginas analisadas trouxeram pelo menos um comentário de consumidor. Outro problema: entre todos os produtos que foram avaliados por pelo menos um consumidor, somente 7% receberam nota igual ou superior a 4 estrelas, em uma escala de 1 a 5. A média nacional de avaliação dos consumidores no e-commerce brasileiro é de apenas 2,95 estrelas.

“Temos poucos consumidores avaliando as compras e os poucos que avaliam, não estão tendo uma experiência de compra satisfatória. O principal desafio do e-commerce brasileiro é conseguir oferecer experiências de compra que sejam iguais ou superiores ao que acontece nas lojas físicas”, analisa Rodrigo Carvalho, cofundador da Lett. Para o especialista, ainda faltam processos, ferramentas e iniciativas para dar mais voz aos consumidores. "Por mais que as compras na internet estejam em grande crescimento no Brasil, a verdade é que os consumidores não estão satisfeitos com as experiências oferecidas online”, completa Carvalho.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn  Instagram  Facebook  !

Comentários

Comentar com:
Publicidade

Guia de Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade