RH: Saiba quais habilidades comportamentais são mais exigidas dos profissionais

Avaliação:

(0 Avaliações)

Por Redação SA Varejo -

As chamadas soft skills já são consideradas tão importantes quanto a capacidade técnica

Cada vez mais, robôs assumirão trabalhos mecânicos e repetitivos. Levantamento da SkillSurvey mostra que mais de 80% dos gestores empresariais acreditam que, em até cinco anos, equipes formadas por robôs e pessoas serão uma realidade em suas áreas de atuação. Para garantir emprego no futuro, os profissionais deverão ter as chamadas soft skills, habilidades comportamentais que vão desde capacidade de gestão até inteligência emocional para lidar com situações do dia a dia.

De acordo com pesquisa da SkillSurvey, nada menos do que 77% dos empregadores já consideram as soft skills tão importantes quanto as habilidades técnicas, conhecidas como hard skills.

A plataforma de cursos online Udemy listou as soft skills mais requeridas pelas empresas em 2018 e que seguirão em crescimento nos próximos anos. Saiba quais são:

1. Liderança e gestão

Consideradas críticas, essas habilidades seguem entre as mais exigidas. Segundo a Udemy, empresas com boas lideranças conseguem o comprometimento de 89% por parte de seus funcionários.

2. Inteligência emocional

Fundamental no cenário atual, em que a cultura da colaboração entre áreas e equipes é bastante valorizada. Profissionais com características como empatia estão mais perto de obter sucesso, sobretudo nas áreas de vendas, atendimento ao cliente e gestão.

3.  Boa escrita de negócios

Cada vez mais as comunicações profissionais acontecem por canais como e-mail e redes social, portanto ter boas habilidades de redação ganhou bastante importância. Saber ser direto e, quando necessário, persuasivo, podem fazer a diferença. 

4. Capacidade de concentração

Redes sociais, demandas diversas e escritórios abertos são alguns fatores que podem derrubar a produtividade, caso o profissional tenha dificuldades para manter a concentração. Quem sabe manter o foco no trabalho tende a ser muito valorizado.

5. Desenvolvimento pessoal

Motivação e auto-estima são exemplos de características pessoais que podem ajudar o funcionário a ser mais produtivo no ambiente profissional.

6. Falar em público

Seja para clientes, gestores ou colegas, saber falar bem e explicar o que for preciso em público não é algo fácil para muitos profissionais, mas tem se tornado bem importante. Atualmente, é difícil escapar da necessidade de fazer algumas apresentações e, nesses momentos, é preciso se conectar bem com o público e apresentar discurso e conteúdo convincentes.

7. Negociação

Saber negociar é uma habilidade muito importante, mesmo para quem não atua como comprador ou outras funções em que negociação faz parte da rotina. Afinal, nos ambientes cada vez mais colaborativos, muitas decisões são tomadas por consenso, e não mais pela antiga imposição hierárquica.

8. Gestão de estresse

Mais da metade dos funcionários estavam com níveis de estresse superiores ??do que há um ano, na ocasião do estudo  Workplace Stress Study 2017 da Udemy . Ansiedade e estresse no trabalho têm sido crescentes, e são potencializados por questões como a rápida automação dos ambientes corporativos. Profissionais que lidam de forma mais tranquila com essas reações estão em vantagem.

9. Atendimento ao cliente

Construir relacionamentos sólidos com clientes é o desejo de todas as empresas. E elas estão mis próximas disso quando contam com profissionais com habilidades como empatia e compreensão.

10. Habilidades de entrevista

Não importa de que lado da mesa você esteja, vale aprimorar habilidades para saber conduzir uma entrevista ou chamar positivamente a atenção de um recrutador.

Fonte: StartSe

Veja mais sobre: RH, Gestão, Soft Skills

Comentários

Comentar com:
Publicidade

Guia de Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade