Pesquisa mostra que 64% dos brasileiros não são fiéis às marcas

Avaliação:

(9 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Saiba como melhorar essa fidelidade

Foto: Arquivo SA

Clientes estão deixando de ser fiéis as marcas. O levantamento intitulado Think Consumer Goods, realizado pela empresa Offerwise, por encomenda do Google, mostra que 64% dos brasileiros não são fiéis a marcas específicas. Embora isso seja cada vez mais difícil em razão da volatilidade do mercado, é um processo que sai muito mais em conta do que o custo para se trazer novos clientes.

O levantamento mostra também que 37% da população não tem “love brands” (marcas de amor) por conta de um único motivo: o preço. Geralmente, as empresas que conseguem esse feito não têm somente clientes, mas contam com apreciadores e simpatizantes do produto ou serviço, bem como da filosofia da empresa.

O que pode contribuir para reverter esse cenário, são as datas comemorativas, como o Dia da Mães, onde podem ser desenvolvidas estratégias para tentar estabelecer a lealdade dos clientes.

De acordo com Aluisio Diniz Cirino, empresário com grande conhecimento de mercado de fidelização de clientes e, também, CEO e fundador da Lecupon, para esses dias especiais vale oferecer descontos, benefícios e acesso a um clube de vantagens, seja em forma de produtos, cashback, abatimento de fretes, prêmios com ingressos e outros privilégios que ajudam na fidelização de pessoas à marca, e na sua divulgação no mercado.

Ele ressalta, no entanto, que esse tipo de iniciativa ainda não é bem visto por marcas menores, que deixam passar a oportunidade. Ele lembra, por exemplo, que a Páscoa foi uma excelente oportunidade para determinar uma experiência positiva ao cliente. “Naturalmente, essa pessoa retornará. E isso se dá em todos os setores – restaurantes, padarias, bares, supermercados, áreas ligadas ao turismo etc”, explica, acrescentando que os empreendedores devem investir em estratégias de fidelização de clientes, contando com uma equipe especializada no assunto, de preferência.

O executivo cita como exemplo um programa de clube de vantagens aumentar a produtividade e, por consequência, a lucratividade em cerca de 40%, segundo informações do próprio portfólio de empresas atendidas pela Lecupon.

Conheça algumas dicas para vender bem em datas comemorativas. São elas:

- Compreender e ouvir o público do negócio;

- Verificar quais são as melhores vantagens para se dar em troca da assiduidade daquela pessoa. Por exemplo: tem locais que podem oferecer cashback; ou sistema de troca de pontos por produtos ou serviços no local; e até mesmo fechar parcerias com marketplaces de maior tamanho;

- Tornar o acesso e a checagem de pontos e trocas fácil e simples, contando, para isso, com o uso de aplicativos de clube de lealdade;

- Trabalhar o marketing do benefício, com artes para as redes sociais, divulgando ao cliente as grandes novidades da marca.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn Instagram   e   Facebook 

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade