O trade precisa ser cada vez mais personalizado devido à diversidade de gerações que frequentam os canais

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Reportagem SA+ -

Atualmente cinco gerações de consumidores compram em cerca de sete canais. Isso aumenta o desafio do trade, exigindo iniciativas que se aproximem mais das pessoas


ANDREIA ZONTA - DIRETORA DO CONDOR.  Fotos: André Personal

 

A relação varejo e indústria não pode ser fundamentada somente quando um precisa do outro, mas sim ser construída a partir de um planejamento contínuo. Bruna Fallani, fundadora e CEO da Shopper 2B e moderadora deste painel, ressaltou a importância da inovação para encantar o shopper. “Para inovar, é preciso mensurar o resultado e entender como as coisas estão acontecendo. Errar faz parte do processo e ajuda a entender como fazer diferente”, disse

VISÕES DO VAREJO

Novas necessidades de consumo criam diferentes modelos de compra, demandando maior preparo do varejo. A indústria consegue fornecer insights para as lojas se adaptarem e tornarem a jornada do consumidor mais eficiente, porém é preciso fazer três perguntas básicas: esse plano vai elevar o tíquete da categoria? Vai aumentar o número de transações? E, por fim, vai fazer o trade up da compra? Se a resposta para uma das perguntas for “não”, há chances reais de a proposta não ser efetiva.

“Somente a partir de uma relação de confiança entre a indústria e o varejo, e principalmente do compartilhamento de dados e da troca de ideias, que se torna possível resolver questões e colocar o planejamento em prática”, reforçou a diretora do Condor (PR).

VISÕES DA INDÚSTRIA


MANUELA TELLES - DIRETORA DE TRADE MARKETING DA AMBEV.  Fotos: André Personal

Cada shopper é único e define suas compras de acordo com objetivos específicos. O papel da indústria é identificar quais são as oportunidades para, em conjunto com o varejo, crescer nas diferentes categorias. A Ambev traça um mapa 360º para identificar as diferentes oportunidades e atender as necessidades de compra de cada perfil de shopper, transformando os insights em ações práticas nas lojas.

A partir disso, a empresa identifica seis “avenidas” de crescimento para o varejo: jovens adultos socializando, saúde e bem-estar, ampliar refeições, relaxar, premium & experiência e sabor & paladar.

Essa matéria foi originalmente publicada na edição de Setembro

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