Avaliação:
(0 Avaliações)Reportagem SA+ - 18/03/2024
Após dois anos de queda, mercado reage com números positivos
Foto: Arquivo SA+ Ecossistema de Varejo
O volume e o valor de produtos vendidos dentro do segmento de alimentos tiveram alta de 1,7% e 8,2%, respectivamente, em 2023. Já em relação às bebidas o volume de vendas avançou 3%, enquanto itens de higiene e beleza cresceram 5,4%. Em termos gerais durante o período, as vendas em volume apresentaram alta de 2,6%, demonstrando uma recuperação após dois anos de queda (-0,4% em 2021 e -1,6% em 2022).
Os dados pertencem ao levantamento desenvolvido pela NielsenIQ e também mostram que 35 das 50 categorias pesquisadas tiveram ganho de volume e valor no ano passado, com destaque para os sucos prontos, desodorantes, cremes para a pele e energéticos.
Gabriel Fagundes, executivo da empresa, conta que a perspectiva para este ano é de alta mais consistente no volume sem perder em preço e com melhora no mix de produtos e marcas de mais qualidade e/ou valor.
Essa melhora evidenciada na pesquisa pode ser observada em relatos de varejistas. O GPA, por exemplo, divulgou alta de 4,2% nas vendas de lojas no 4º trimestre de 2023, durante a conferência de resultados. Já Belmiro Gomes, presidente do Assaí, conta que tem observado um início de ano bem mais positivo, e que o ganho tem vindo muito mais de volume do que por inflação – o oposto do ocorrido em 2020 e 2021.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook
Fonte: Valor Econômico