Marcelo Pimentel, CEO do GPA, conta quais são os planos do Grupo e estratégias para voltar a crescer

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Tatiane Pamboukian -

Executivo destaca os desafios e mudanças na consolidação do "novo GPA"

Foto: Divulgação

Em um bate-papo com jornalistas durante a inauguração nesta quinta-feira (29) da última loja convertida do Extra, Marcelo Pimentel, CEO do GPA , falou sobre o processo de conversão, expansão do Grupo, aposta no mercado de proximidade e planos para retomar a rentabilidade de dois dígitos do Pão de Açúcar e consolidar a bandeira no segmento premium. 

Processo de conversão das lojas Extra

Marcelo Pimentel: Essa loja (Av. Dr. Ricardo Jafet, na zona sul de São Paulo, convertida para Mercado Extra) conclui a entrega total do projeto de conversão, um marco importante que estamos celebrando muito. A unidade é a maior da rede no Brasil e agora temos a oportunidade de ter as vendas cheias dessa loja, já que até estava passando por muita disrupção devido às obras e mudanças. O maior desafio é fazer a conversão com as lojas abertas, já que nós não fechamos, tanto para os colaboradores quanto para os clientes que não vão ter a melhor experiência de compra nesse período. A transição de mix e estoque de uma loja para outra, principalmente para as que se tornaram Pão de Açúcar, também é um desafio, pois tem uma proposta de valor muito diferente. 

Fim dos hipermercados e o "novo GPA"

Marcelo Pimentel: Temos a convicção de que foi a melhor decisão que a companhia tomou, o que se confirma a cada momento em que consolidamos essas conversões, porque o mercado está cada vez mais pulverizado e antagônico no contexto de propostas de atacarejos crescendo. Vemos também que, com o advento do boom da tecnologia para produtos de bazar, é um movimento que não volta o cliente vir ao supermercado para comprar uma televisão, um fogão ou geladeira, a maioria faz este tipo de compra pela internet. Então entendemos que aquela metragem quadrada que era muito relevante não é produtiva e estamos convictos de que esse é o caminho correto. O novo GPA se torna uma empresa de supermercados, lojas de proximidade e multicanalidade, com uma asa premium - banderia Pão de Açúcar e de proximidade - Minuto Pão de Açúcar, além do Mercado Extra e Mini Extra, que vêm com uma proposta de valor difernete para atender esse público com foco em competitividade e relevância preço. Acreditamos que com essas propostas e o digital temos um modelo vencedor.

Definição do sortimento ideal

Marcelo Pimentel: Estamos fazendo um trabalho com a Bain & Company focado em sortimento ideal, proposta de posicionamento de pricing e supply, que começa com o Pão de Açúcar e as outras bandeiras vão se beneficiar com isso. É uma curadoria desde o caminhão chegando no nosso CD e depois chegar o mais rápido possível na gôndola e se manter lá. Um dos feedback que recebíamos do nosso NPS é que o cliente compra um produto, gostou dele, volta na semana seguinte e não encontra. Todo produto que nós nos propomos a vender precisa estar no sortimento da gôndola. Se ele está ativo tem que estar na gôndola, se não está tem que sair. Estamos tendo uma resposta positiva e atingindo um recorde de NPS com feedbacks muito positivos em todas as bandeiras e experiências

Expansão com as lojas de proximidade

Marcelo Pimentel: Nossos planos mostram a importância do modelo. Estamos abrindo lojas Minuto Pão de Açúcar de forma bastante acelerada e agressiva porque é uma complementariedade da experiência do Pão de Açúcar. Isso tem se mostrado muito assertivo. Planejamos 250 lojas nos próximos três anos nesse modelo, especialmente com o Minuto Pão de Açúcar. E mais 50 unidades de supermercados, prioritariamente Pão de Açúcar. Somente esse ano são 75 lojas, 23 supermercados e 52 Minuto Pão de Açúcar. Queremos que o cliente possa ir na nossa loja em até 5 minuto a pé, tendo a volta do mercado de bairro. Apesar do mix menor, ele é completo para as necessidades, todo os departamentos estão representados lá. E os resultados mostram a assertividade, com uma maturação mais rápida, aumento da rentabilidade do modelo, clientes e colaboradores integrados e NPS subindo. 

Consolidação no segmento premium

Marcelo Pimentel: Queremos expandir cada vez mais como referência em atendimento para nossos clientes, principalmente com a bandeira Pão Açúcar, voltar a ser um marco estratégico que sempre foi para o varejo alimentar premium, com expansão e volta da rentabilidade do Pão de Açúcar, que foi uma rede que trabalhava com duplo dígito de Ebitda e queremos resgatar esse potencial, trabalhando forte na gestão de estoque, nas negociações com fornecedores, trazendo de volta uma otimização da parte de autoatendimento. Mais de 30% das vendas das 90% das lojas que já possuem são feitas pelo autoatendimento, e onde temos este tipo de atendimento, o NPS é melhor, responde melhor na loja.

Vendas online como geradoras de novos clientes

Marcelo Pimentel: Um de nossos focos é expandir nossa presença de multicanalidade, ter um canal completo onde o cliente escolhe como e quando quer comprar. Mais de 40% das nossas vendas são feitas no modelo compre e retire, e as lojas estão cada vez mais preparadas para receber esse cliente digital. 40% retiram na loja, número muito acima do mercado. É o melhor pedido, trago este cliente na loja e não pago frete. Percebemos uma cesta mais completa, percebemos que ele quer a comodidade de não perder tempo fazendo a compra. O online traz novos clientes e compras com maior margem porque esse consumidor não está focado tanto no preço, mas na conveniência. Temos clientes multicanais e monocanal e até monobandeira. Há ainda o cliente que começa no digital e termina no físico, por isso, buscamos oferecer uma experiência do Pão de Açúcar como um todo, não pode ser duas empresas distintas. A conversa não pode ser desconectada. 

Inauguração da maior loja da rede Mercado Extra no Brasil finaliza processo de conversão (Foto: Divulgação)  

Saiba mais sobre a loja inaugurada

Com mais de 5,5 mil metros quadrados de área de vendas, a operação da Av. Dr. Ricardo Jafet, na zona sul de São Paulo, conta com um sortimento completo e novidades como uma área para sushi e o Espaço Lanche, além do foco em perecíveis, totalizando cerca de 35 mil itens. 

“Em toda parte de açougue, peixaria e FLV as entregas são feitas diariamente. Todo dia chega produto novo e estamos trabalhando fortemente para que essa frequência traga muito frescor. Temos uma mercearia muito forte e com o perecível formamos um binômio de venda abastecedora e repositora”, avaliou Geraldo Monteiro, diretor de operações do GPA.

Com grande estrutura, a unidade tem uma área de não alimentar maior, incluindo eletroportáteis, bazar, pneus, todos ligados à alimentação e casa. “A área de eletroportáteis atende uma compra mais de impulso, com itens como ferro de passar, liquidificador e cafeteira, que ocupam um espaço menor e têm preços até 600 reais. Temos um pouco de tudo no alimentar e um não alimentar diferenciado, até uma área voltada para chinelos avaianas”, ressaltou Monteiro.

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