Fátima Merlin explica como aprimorar o gerenciamento de categorias com o Código 2D

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Reportagem SA+ -

Executiva irá realizar um curso de GC no SA+ Educação


Foto: Divulgação

O GC (Gerenciamento por Categoria) é uma ferramenta de extrema relevância para melhorar a experiência de escolha, compra e decisão de consumidores e shoppers, uma vez que atua de maneira integrada para aprimorar as decisões em todos os P’s – produto, preço, promoção e prateleira (abastecimento e exposição). Esse é um dos insights de Fátima Merlin, CEO do Connect Shopper e professora no SA+ Educação, que em breve irá ministrar um curso voltado para o GC.

“Com o cenário atual e a evolução do varejo - considerando o “boom” das novas formas seja no ambiente físico e/ ou no digital: compre e retire, apps, whatsapp, para citar algumas - novas necessidades e adaptações vêm sendo adotadas para o aprimoramento e desenvolvimento deste modelo de gestão”, conta Fátima.

Uma destas adaptações é o código 2D, que reúne e tem capacidade de armazenar uma grande quantidade de informações. Segundo Fátima, essa tecnologia facilita a identificação e rastreamento de produtos, links e muito mais, e por isso, torna-se uma ferramenta relevante aos processos de GC.

“O código 2D pode conter informações adicionais sobre os produtos, como preço, descrição e data de validade, ajudando os gestores a tomar decisões mais consistentes sobre o estoque e a disponibilidade dos produtos. Dada sua capacidade de armazenamento de dados, também pode ser usado para identificar produtos e categorias específicas, facilitando o rastreamento de estoque, a organização de produtos nas prateleiras e a análise de vendas por categoria”, explica a executiva.

Assim a tecnologia possibilita rastrear os produtos em tempo real, facilitando a gestão do estoque e a reposição de produtos de acordo com a demanda e permite análises de dados mais robustas e aprimoradas sobre os produtos, uma vez que facilita a identificação de tendências de mercado.

Além disso, de acordo com Fátima a tecnologia diminui os riscos de erros na identificação e classificação dos produtos, o que pode levar a uma maior eficiência operacional. 

Foto: Adobe Stock

Há também a melhora na experiência do cliente, uma vez que o código 2D reduz o tempo de espera e facilita a localização dos produtos desejados, além de proporcionar o acesso a conteúdo específicos sobre o item (detalhes, instruções de uso, receitas, avaliações ou até mesmo ofertas exclusivas).

”Isso permite uma experiência personalizada e interativa contribuindo para uma jornada de compra mais envolvente, seja pela leitura rápida e fácil do código 2D no ponto de venda (PDV) agilizando o processo de escolha e compra e melhorando a satisfação do cliente”.

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