Conheça as duas tendências que estão transformando a categoria de cafés

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O consumo da bebida dentro de casa movimenta R$ 17 bilhões por ano. Investimentos da Nestlé incentivam o trade up e ajudam o varejo a ganhar rentabilidade

O presente e o futuro do mercado de cafés passa, necessariamente, por dois fatores: premiunização e sustentabilidade. A Nestlé sabe disso e está capitaneando essa transformação.

Denis Valle, Gerente de Trade Marketing Cafés da Nestlé Brasil, explica que há três anos a empresa decidiu analisar a fundo o potencial desse mercado e, como resultado, reinventou sua atuação para um modelo que atende as exigências atuais dos consumidores e gera melhores resultados aos varejistas parceiros.

Desde então, fez 135 lançamentos com as marcas Nescafé, Dolce Gusto, Nescafé Origens do Brasil, Starbucks, Nescafé Gold, Nature’s Heart e Nescafé Intensidade Máxima, comercializando mais 2,5 bilhões de unidades em todos os formatos – cápsulas, solúvel, torrado e moído premium, mixes. 

Hoje, o portfólio da Nestlé conta com opções para todos os públicos e ocasiões, incluindo diversos cafés especiais, de alto valor agregado, que caíram no gosto do brasileiro e ajudam o setor supermercadista a elevar margem e tíquete médio em uma das seções mais importantes de toda loja.

Ambientação da seção de cafés do Pão de Açúcar Ricardo Jafet, São Paulo - SP

É o que já acontece nos supermercados Pão de Açúcar (foto), bandeira do GPA, onde a aposta nos cafés premium e na parceria com a Nestlé fez o tíquete médio do segmento crescer 24,1%. "Em linha com as principais tendências, o Pão de Açúcar vem transformando a categoria de cafés no segmento premium, e de cafés especiais. Temos uma grande fidelização de consumidores na categoria, e vimos mais interesse dos clientes do Pão de Açúcar pelas linhas premium. Por isso, o projeto de ambientação com a Nestlé vem bem em linha com o fortalecimento e premiumnização da categoria junto aos nossos clientes, reforçando que estamos atentos, e atendendo às preferências de nossos consumidores", destaca Rodrigo Adura, Diretor de Inteligência Comercial do GPA.

Estímulo ao trade up

Incentivar a migração dos consumidores para produtos de melhor qualidade e valor agregado tem se mostrado uma iniciativa acertada. Um dos produtos de maior sucesso da Nestlé incentiva, justamente, o trade up na categoria: o Nescafé Intensidade Máxima, cuja característica sensorial e o posicionamento de preço ajudam a fazer uma ponte entre o segmento mainstream e o premium.

Todo investimento na categoria está alinhado aos mais rigorosos padrões de sustentabilidade, fator fundamental para o planeta e cada vez mais valorizado pelos shoppers na escolha dos produtos. A Nestlé já rastreia 100% da origem dos seus cafés, sabendo detalhes de cada matéria-prima utilizada em todos os processos da cadeia. Conhece e apoia cada fazenda através do programa Cultivado com Respeito, que completou 10 anos no Brasil e é o maior programa de sustentabilidade na cafeicultura do mundo.

Em 2022, Nescafé Origens do Brasil será a primeira marca de café solúvel e para coar carbono neutro do Brasil. Em uma ação em parceria com a SOS Mata Atlântica, a cada produto vendido de Nescafé Origens do Brasil, uma árvore será plantada. 

Além disso, até 2025 todas as embalagens serão recicláveis ou reutilizáveis, mesma data em que 100% da energia utilizada na produção virá de fontes renováveis. Já nos próximos meses, a empresa incentivará ainda mais a reciclagem de cápsulas de café, em um trabalho em parceria com o varejo brasileiro e Nescafé Dolce Gusto.

Ter a Nestlé como parceira possibilita, em uma só negociação, garantir o abastecimento de diversos produtos de marcas conhecidas e admiradas pelo consumidor, capazes de elevar o cash margem do seu supermercado. Adicionalmente, significa também contar com a expertise de um fornecedor que respeita o consumidor e toda a cadeia produtiva, além de estudar continuamente os hábitos do público e já ter implementado mais de 4,3 mil mobiliários de PDV para ajudar o shopper na escolha dos produtos e o varejo a vender mais.  

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