Abril tem o maior recuo nas vendas do varejo alimentar

Avaliação:

(13 Avaliações)

Reportagem SA+ -

A cesta de mercearia básica foi responsável pelas menores variações de preços, com alta de 2% ante o mesmo mês de 2021

Foto: Stock Adobe

A desaceleração de preços em abril não foi suficiente para aumentar as vendas dos supermercados e atacarejos. O estudo mensal  Radar Scanntech  revela que a retração das vendas no segmento ficou acima da média do acumulado nos quatro primeiros meses do ano em 2023. Essa retração é demonstrada pela queda de unidades vendidas no mês de abril, de 2,1% contra a queda de 1% na comparação com o mesmo período do ano passado.

“No acumulado do quadrimestre, seguimos o mesmo movimento dos últimos meses com retração de unidades vendidas. Mesmo com uma menor variação de preços, tivemos em abril a maior retração de unidades vendidas no ano, puxando a média do acumulado de 2023 para baixo. Fatores como o elevado endividamento da população aliado à perda de poder de compra do consumidor, são determinantes para esse cenário”, explica Priscila Ariani, diretora de Marketing da Scanntech.

As menores variações de preço em abril foram verificadas na cesta de Mercearia Básica, com alta de 2% em relação ao mesmo mês do ano passado. A categoria já havia apresentado forte desaceleração em março, e repetiu o movimento em abril, mas nem por isso houve uma contrapartida positiva em relação às vendas. O segmento teve a segunda maior queda em venda de unidades (-3,8%) atrás somente das bebidas (-4,2%). Já Leite (-6,1%), Açúcar (-5,9%) e Café Moído (-4,1%) são os itens de Mercearia Básica que registraram queda de unidades vendidas, acima da média da cesta.

Vale destacar, a resiliência no consumo de produtos saudáveis como ovos, castanhas e cereais, com variação positiva nas vendas.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn Instagram  Facebook 

Veja mais sobre: Scanntech, mercearia, bebida, café

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade