Quer aumentar o Ticket médio da Sua loja?

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Vigor Alimentos -

Esqueça a crise, ela ficou para trás

Cenário econômico apresenta melhora em 2018

Crescimento esperado do varejo
4,7% É a média nacional projetada. Em São Paulo, a expectativa é de alta de 5,7% neste ano

Alta real no consumo das famílias
2,0% Essa taxa já é superior à de 2017, que foi de 1%

Aumento da renda familiar
2,7% O crescimento será puxado pela queda da taxa de juros e da inflação e pela melhora no índice de desemprego

Fonte: Economia em Dia/Bradesco 08/06/2018/ Tendências Consultoria

Por isso, deve-se estar atento às oportunidades presentes em sua loja. Veja categorias com maior valor agregado e tendência de crescimento

Iogurte saudável com adição de agregados
80% Foi a alta apresentada pelo segmento. É o que mais cresce no mercado de iogurtes

Requeijão
2pp É o aumento apresentado no percentual de lares do País em que a categoria está presente, atingindo 65% dos domicílios em 2017

Manteiga
4pp Foi o aumento na penetração da categoria nos lares brasileiros em 2017, alcançando 37%

Queijos especiais
9,6% É o índice de presença da categoria nos lares, o que indica enorme potencial de expansão

Fonte: Nielsen e Kantar Worldpanel

Você gostaria que seu cliente, em vez de levar dez produtos, comprasse 13? E o que acharia se, ao invés de optar por um item básico, ele adquirisse outro com preço maior? Elevar o tíquete médio só traz benefícios para o seu negócio. Um primeiro passo é buscar a parceria de fornecedores para garantir uma boa execução em loja. Dessa forma, você facilita a compra, aumentando as oportunidades de o shopper gastar mais na loja ao encontrar tudo o que está procurando. Trata-se de uma medida simples e óbvia, mas muitas vezes deixada em segundo plano por muitos varejistas devido aos “incêndios” do dia a dia. Outro ponto importante é que o consumidor, nos últimos anos, mudou seus hábitos de consumo e hoje tem acesso a produtos de qualidade. Com a crise, a compra destes diminuiu. Contudo, com a perspectiva de melhora, esses itens voltam a ser procurados. Sendo assim, é importante que você ofereça produtos de maior valor agregado na loja, com boas condições para que o shopper possa comprá-los. Dessa forma, o aumento do tíquete médio acontece por consequência. O que também ajuda nesse sentido é amarrar promoções e combos para o shopper comprar mais produtos. Por exemplo: ao adquirir um determinado produto, o consumidor pode levar o segundo com desconto. Assim, em vez de ele adquirir uma única unidade com um preço superpromocionado, o shopper adquire dois produtos, sendo um deles com valor cheio. Resultado: aumento do volume de compras e desembolso maior pelo consumidor, sem comprometimento da rentabilidade do varejista. Além dessa, há outras iniciativas que ajudam a aumentar o tíquete (veja ao lado). Já abaixo, você encontra dados que mostram como o cenário econômico está mais favorável para as vendas, além de algumas categorias que estão em ascensão.

 

Não sabe como fazer isso? Siga nossas dicas

1- Mudanças no layout e planograma
Agrupe produtos para facilitar a vida do shopper. Em outros países, algumas lojas reúnem em uma única área lácteos, hortifrútis e o grab and go (alimentos prontos para comer na hora ou levar para casa). A ideia é estimular a compra de uma quantidade maior de itens. Além disso, a imagem de bom sortimento é reforçada, estimulando o cliente a retornar mais vezes à loja. Aproveite também as tendências para dar visibilidade a categorias como alimentos orgânicos e integrais, além de zero lactose, cuja expectativa é de crescer 32% até 2020.

2- Venda casada
Estimule a compra aproximando categorias que “andam juntas” e atendem as principais ocasiões de consumo: café da manhã, lanches, churrasco, etc.; além de itens correlatos, como fondue e frutas, massas e molhos, azeites com saladas.

3- Dupla exposição
Dê visibilidade a categorias que acabam esquecidas por não estarem na lista de compras, mas que são amplamente consumidas e necessárias, elevando o tíquete médio. Entre elas, estão queijo ralado, tempero, coador de café, etc.

4- Informações na loja
Atraia a atenção do shopper – fazendo com que compre mais – com informações sobre categorias: características, diferenciais, novas formas de consumo, etc. Caso de cervejas especiais, vinhos, laticínios.

5- Consumo imediato
Incentive novos formatos de consumo, como a compra por impulso no checkout e o consumo imediato. Utilize geladeiras e displays no checkout e pontos extras na loja.

6- Indulgência
Estimular a compra de produtos de indulgência faz o consumidor adquirir itens que não constam em sua lista. Exemplos: sobremesas, sorvetes, chocolates. A ideia é despertar aquela sensação de “eu mereço”.

7- Cupons de desconto
Ofereça cupons de descontos para o cliente trocar na loja. A cada R$ 200, por exemplo, ele ganha um cupom de R$ 10 para ser usado na próxima compra ou um programa de recompensas.

8- Degustação
Promova degustação ou distribua amostras, incentivando a compra por impulso e a experimentação de categorias, sobretudo de baixo giro.

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