Trade Marketing - Papel fundamental nas negociações

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Vigor Alimentos -

Muitas indústrias têm investido pesado em pesquisas e obtenção de dados do consumidor para se antecipar às tendências e colocar no mercado inovações bem-sucedidas a ponto de transformar a categoria, conquistar novos consumidores e multiplicar vendas e rentabilidade. É o caso dos lácteos, que ganharam, nos últimos anos, produtos de maior valor agregado, como proteicos, itens à base de ingredientes mais saudáveis. Além do maior conhecimento das necessidades do consumidor, outro fator separa os casos de sucesso dos demais: a eficiência do trabalho de execução no ponto de venda.

Ainda há muito espaço para mais alimentos inovadores no varejo brasileiro

Enquanto em países desenvolvidos os produtos alimentícios representam mais de 70% das inovações, no mercado nacional eles são minoria. Com o público cada vez mais interessado em novidades, a tendência é de transformação nesse cenário

Presença das inovações em alimentos no varejo

38% Brasil
72% Países de referência

Fonte: Kantar WorldPanel

Ao contrário do que se imagina, uma inovação não diz respeito apenas a novos conceitos, mas também a embalagens ou tamanhos que atendam necessidades do consumidor. para ser bem-sucedido, o produto deve atender esses três atributos:

1- Despertar necessidade ainda não atendida pelos produtos disponíveis

2- Contar com plano de comunicação e ativação no pdv

3- Ter potencial de margem interessante para o varejo

Case de Fornecedor

Inovação – Ninguém perguntava por iogurte grego na sua loja até a Vigor antecipar uma tendência e lançá- lo no Brasil. Resultado: sucesso imediato. Inovar para desenvolver as categorias é uma constante na empresa. Entre outros exemplos, estão o inédito iogurte 3 grãos, que une sabor com ingredientes funcionais, e a margarina Mix Vigor, cuja fórmula, única no mercado, traz um blend de manteiga e margarina. O trabalho da Vigor mostra a importância de ter por perto fornecedores ágeis e invadores, que ampliam fluxo de clientes, aceleram giro dos produtos e elevam tíquete médio.

Suporte no PDV – Também contribui na ativação e sell out o suporte extra de trade, como enxoval de material de PDV para conferir visibilidade; degustação para incentivar a experimentação; além de promoções, brindes, etc. Em 2017, a Vigor criou a Geladeira do Futuro, com reconhecimento facial e contador de estoque com sensor que mostra quando um produto é retirado pelo cliente. Nos últimos anos, também surgiram no mercado ferramentas, como pushers – dispositivos acoplados à geladeira que deixam o expositor refrigerado sempre organizado, com produtos acessíveis ao shopper, além de agilizar a reposição e o controle do shelf life do produto.

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