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Categoria
Fonte: Vigor
Árvore de Decisão
Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.
PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS
- Segmentar a categoria de acordo com as preferências do shopper: variedade de sabores, marca, target do consumo e preço
- Recomenda-se dupla exposição. Exemplos: além do ponto natural, é possível expor o iogurte grego com sobremesas, enquanto as versões zero gorduras podem estar também com itens saudáveis
- Até 4 checkouts: mínimo de 5 sabores, com foco nos sabores de maior giro
- Premium/gourmet: foco nos sabores mais vendidos de regulares e zero gorduras
- Lojas de vizinhança para classes C/D/E / Atacarejos: substituir os SKUs de ruptura por outros da mesma subcategoria para garantir o melhor mix no PDV
- Hipermercados: focar a diversidade de sabores
- Lojas de proximidade: sortimento mínimo com foco nos sabores de maior giro
Fonte: Book de Exposição Vigor
- Implementar modelos preditivos, CRM e oferta direcionada de acordo com o perfil e a jornada do consumidor
- Utilizar algoritmo de busca para sempre exibir os itens mais relevantes
- Promover a manutenção da base de produtos sempre atualizada, incluindo imagens, fotos e descrição
- Conteúdo: disponibilizar as informações do produto para o consumidor, tal como a tabela nutricional, em parceria com a indústria
- UX (experiência do usuário): garantir navegação simples e fácil, respeitando e facilitando a jornada de compra do shopper
- Adotar cross selling de acordo com o perfil do shopper
- Garantir que as páginas facilitem a compra/ busca, inserindo divisões. Exemplos: saudáveis, para crianças, para a família, etc.
- Lembre-se de que a diversidade de sabores, a consistência e a marca são fundamentais para a conversão de vendas dessa categoria
- Daí ser recomendado adotar uma exposição que valorize a árvore de decisão, facilite a escolha do shopper e contribua para o aumento de sua cesta
- Convém ainda, ao expor, manter os produtos em pé, facilitando a visualização do sabor e da marca
- Sinalize promoções. Redes maiores podem buscar ofertas a partir de 5 unidades, uma vez que a média é de 4 unidades por compra
Marcas
Classificação por índice de lembrança de supermercadista
- 1 Vigor
- 2 Nestlé Grego
- 3 Danone
- 4 Batavo
- 5 Itambé
- 1 Vigor
- 2 Nestlé
- 3 Danone
- 4 Batavo
- 69,3 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2022
- Itambé 4,0 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2022 - pp(1)
- Vigor LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
• Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
• pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
• Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
• Informações não submetidas a testes de validação estatística.
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