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Categoria

Fonte: Vigor (11)2799-5500

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2017
  • -9,6 Evolução % do volume de vendas (2016/2017)
  • 0,37 Variação % média de preço da categoria 2016/2017
  • 2,95 Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS

5,2% é a ruptura média da categoria Fonte: Nielsen/Vigor

Segundo a Vigor, o shopper se acostumou a comprar iogurtes apenas quando estão em promoção, prejudicando as vendas. É importante, portanto, procurar rentabilizar a categoria aproveitando que a compra faz parte da rotina do consumidor


Fonte de evolução de volume: Nielsen/Vigor
Fonte de variação de preço: IPCA/IBGE
Fonte gráfico participação : Nielsen/Vigor


• Iniciar separando a categoria em dois mundos: Adulto e Infantil, pois o primeiro nível de escolha é quem consome
• Na sequência, agrupar versões tradicionais e as que atendem a necessidades específicas

• Até 4 checkouts: sortimento mínimo priorizando os itens de maior giro de cada formato. Deve-se considerar sempre a missão de compra do PDV
• 5 a 9 checkouts: sortimento enxuto com foco nos itens mais relevantes de cada categoria
• 10 a 19 checkouts: sortimento abrangente contemplando os itens mais relevantes de cada categoria e específicos (zero lactose, zero gordura, etc.)
• Acima de 20 checkouts: sortimento mais completo

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Danone *
  • 2 Nestlé
  • 3 Vigor
  • 4 Batavo
  • 5 Itambé
  • 1 Danone *
  • 2 Nestlé
  • 3 Vigor
  • 4 Batavo
  • 5 Itambé
  • 6 Frimesa
  • 72,5 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2017
  • Danone 2,9 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2017 - pp(1)
  • Danone LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 2.470 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Fornecedores

390

NÚMERO DE RESPONDENTES

Danone
DPA
Vigor Alimentos
Lactalis do Brasil
Itambé
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