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Categoria

Fonte: Pepsico (11) 3905-5000

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2017
  • ND Evolução % do volume de vendas (2016/2017)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2016/2017
  • 2,95 Variação % IPCA

• Os salgadinhos devem ficar perto de biscoitos e chocolates
• A categoria também deve ser exposta em displays, pontos extras, tiras cross e checkout, já que sua compra é por impulso
• Iniciar a exposição com o segmento de aperitivos (Trigo + Amendoim + Nozes e Sementes)
• Em seguida posicionar o segmento de batatas. As versões para adulto, como a lisa, iniciam o fluxo por conta da maior interação com o segmento de aperitivos. Finalizar a exposição com as batatas teen
• Logo após as batatas teen devem ficar as tortilhas, por pertencerem ao mesmo momento de consumo
• Finalizar a gôndola com os extrusados e pipocas prontas
• Batata palha fica no final do fluxo de salgadinhos por ser acompanhamento de refeições


37 anos é a idade média do shopper de salgadinhos

Segundo a Pepsico, na hora de montar o sortimento, as lojas pequenas devem priorizar a variedade de tipos, marcas e sabores, em detrimento da variedade de tamanhosde embalagem. Os tipos que não podem faltar são: trigo, batata, tortilha e extrusado

Cross merchandising por segmento

• Extrusados: refrigerantes, itens de lancheira, sucos
• Batata Teen: refrigerantes
• Batata Adulto e Aperitivos: bebidas alcoólicas, itens para churrasco
• Batata Palha: itens culinários, como molhos, catchup, creme de leite

• Para se atingir todos os shoppers, o sortimento do checkout deve ser composto dos principais produtos de cada segmento, em embalagem para consumo imediato
• A inovação tem um papel muito importante, trazendo dinamismo e contribuição positiva para o crescimento da categoria
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