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Categoria

Fonte: Guia de Categorias 2017, Mondelez (11) 2179-1600, Bauducco (11) 2573-9804 e Nestlé (11) 5508-9530

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2017
  • ND Evolução % do volume de vendas (2016/2017)
  • 3,16 Variação % média de preço da categoria 2016/2017
  • 2,95 Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS


• A categoria deve ser exposta no setor de mercearia e pode ser usada para alavancar outras correlatas, como chocolates
• Separar os biscoitos salgados dos doces
• Dentro de cada segmento, organizar por tipo. Em salgados, por exemplo: aperitivo, lanche e cracker. Entre os doces: bem-estar, especiais, recheados, wafer e básicos
• Na sequência, em cada grupo, deve-se expor por marcas
• A Mondelez recomenda ainda posicionar os produtos de maior valor agregado e estratégicos à altura dos olhos


Fonte exposição: Guia de Categorias 2017 (Mondelez)
Fonte de variação de preço: IPCA/IBGE
Fonte gráfico participação : Guia de Categorias 2016 Retail Index Nielsen/Mondelez)
Fonte árvore de decisão: Guia de Categorias 2017 (Mondelez)

2 a 3 pacotes ao mês é a quantidade média adquirida Fonte: Bauducco

A Nestlé recomenda explorar a ocasião “lanche na escola” expondo biscoitos infantis e monoporções com sucos e achocolatados líquidos prontos

Variação do volume de vendas 2016/2017

• Doce sem recheio: 5%
• Amanteigados saudáveis: 5%
• Cracker: 0%
• Recheados: 5%
• Wafer: 9%
• Salgados Integrais: -8% Fonte: Nielsen Scantrack ano móvel até setembro 2017/Bauducco

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Marilan
  • 2 Mabel
  • 3 Isabela
  • 4 Piraquê
  • 4 Aymoré
  • 5 Parati
  • 6 Fortaleza
  • 7 Vitarella
  • 1 Marilan
  • 2 Mabel
  • 3 Isabela
  • 4 Fortaleza
  • 5 Vitarella
  • 6 Piraquê
  • 7 Parati
  • 8 Tostines
  • 9 Triunfo
  • 10 Bauducco
  • 45,1 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2017
  • Marilan 7,9 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2017 - pp(1)
  • Marilan LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 2.470 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Fornecedores

352

NÚMERO DE RESPONDENTES

2 º Posição em 2017
Marilan
1 º Posição em 2017
M Dias Branco
PepsiCo
Arcor
Piraquê
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