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Categoria

Fonte: Ajinomoto (11)5080-6788

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2017
  • ND Evolução % do volume de vendas (2016/2017)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2016/2017
  • 2,95 Variação % IPCA

• O ideal é expor na seção de molhos e temperos
• O primeiro passo é identificar o fluxo do shopper
• Inicie com os itens tradicionais, organizando-os das embalagens maiores para as menores, depois os premium e light


14% é a penetração da categoria nos lares brasileiros

280 ml ao ano é a quantidade média adquirida pelo shopper

1 vez ao ano é a frequência média de compra

O índice de falta de produtos em molho de soja é de 2%. É possível reduzir o problema realizando cross merchandising com itens correlatos. Outra recomendação da Ajinomoto é ficar atento à execução (reposição, planograma, etc.) da versão de 150 ml. Já as lojas acima de 5 checkouts devem ter especial atenção às embalagens maiores, garantindo número de frentes adequado ao giro de cada item


• Até 19 checkouts: todas as versões em embalagens de 1 litro e de 150 ml
• Acima de 20 checkouts: todas as versões nas embalagens de 1 litro e 500 ml, além de PET 150 ml e vidro 150 ml (tradicional e premium)

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Sakura *
  • 2 Satis
  • 3 Kitano
  • 4 Aji-No-Shoyu
  • 1 Sakura
  • 2 Satis
  • 3 Kitano
  • 48,7 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2017
  • AjiNoShoyu 3,6 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2017 - pp(1)
  • Sakura LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 2.470 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Fornecedores

219

NÚMERO DE RESPONDENTES

Sakura
Ajinomoto do Brasil
Yoki
Alimentos Wilson
4 º Posição em 2017
Asteca Hinomoto
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