Navegue por todas as seções para obter dados sobre o desenvolvimento de categorias e sobre marcas e fornecedores mais bem avaliados

Imprimir

Categoria

Fonte: Macarrão Instantâneo

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2023
  • ND Evolução % do volume de vendas (2022/2023)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2022/2023
  • 10,16 Variação % IPCA

DICAS:

• A categoria cresceu muito nos últimos anos, por isso é importante adequar o espaço ao giro dos produtos, para evitar rupturas

• Atualizar com frequência a parametrização de volume dos SKUs também evita rupturas

• Melhorar o espaço do segmento copo, que aumenta o faturamento do varejista

 

EVOLUÇÃO DAS VENDAS INSTANTÂNEOS:

• Em volume 5,2%

• Super 19,9% Fonte: NielsenIQ – Nov/20 a Out/21 – Brasil – INA+C&C

ATENÇÃO: Sabores mais consumidos: galinha caipira, carne, tomate, costela e bolonhesa

APLICAÇÃO PRÁTICA E RESULTADOS DA ÁRVOREDE DECISÃO: 20% de crescimento médio em valor / 8% de crescimento médio em volume

• Até 4 checkouts | Lojas de vizinhança para classes C/D/E: sortimento reduzido, com os principais SKUs de todas as subcategorias (média de 20 SKUs)

• Premium/gourmet: sortimento reduzido (máximo 20 SKUs) e explorar sabores diferenciados, em especial, o segmento copo, além de produtos com farinha integral, redução de sódio e a subcategoria Yakissoba 500 g

• Lojas de proximidade: os principais itens das subcategorias copo, lámen e talharim (média 10 SKUs)

• Hipermercados: sortimento amplo, com itens de todas as subcategorias, oferecendo variedade ao cliente

• Atacarejos: principais SKUs de todas as subcategorias (em média 50 SKUs)

• Apesar de o e-commerce ser pouco representativo para a categoria, permite promoções focadas no público, o que traz bons resultados

• Destacar lançamentos

• Ações casadas com categorias correlatas

• Dividir o espaço por fabricante/marca de acordo com a participação em volume e valor (fair share)

• Agrupar as subcategorias dentro de cada fabricante

• Iniciar a exposição e/ou expor nas prateleiras superiores as subcategorias com preço maior

• Deixar os sabores de maior giro na altura dos olhos e com espaço adequado, evitando rupturas na gôndola

OUTROS FORNECEDORES

Alimentos Minas Mais (Minas Mais Alimentos Ltda)

(34) 3818-7200

www.alimentosminasmais.com.br

sac@alimentosminasmais.com.br

Apti (Apti Alimentos Ltda.)

(49) 3361-5755

www.apti.com.br

sac@apti.com.br

Arapongas (Moinho Arapongas S/A)

(43) 3252-2011

www.moinhoarapongas.com.br

sac@moinhoarapongas.com.br

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade