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Categoria

Fonte: Bunge (11)3914-0469

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2017
  • ND Evolução % do volume de vendas (2016/2017)
  • 1,4 Variação % média de preço da categoria 2016/2017
  • 2,95 Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS

1,8% é a variação do volume de vendas no varejo alimentar (ano móvel até outubro 2017)

7,3% é a variação do volume de vendas nos supermercados (ano móvel até outubro 2017)

-2,2% é a Variação do volume de vendas nos hipermercados (ano móvel até outubro 2017)

Fonte: Nielsen/Bunge

Fique Atento

• O consumo da categoria se intensifica na Páscoa. Daí a importância de aumentar, nessa data, parâmetros de compra e elevar a quantidade de produtos expostos a fim de ampliar a exposição
• Aumentar os pontos extras também contribui para acelerar o giro, pois cerca de 20% do volume de vendas é realizado fora do corredor principal. Outra iniciativa interessante é realizar cross merchandising
• A maioria dos consumidores de azeite pertence às classes A/B, que são menos sensíveis a preço

O índice médio de ruptura ponderada (nas principais lojas) é de apenas 1%, segundo a Bunge


Fonte gráfico participação Por Tipo: Bunge/Nielsen
Fonte gráfico participação Por Embalagem: Bunge/Nielsen
Fonte árvore de decisão: Ipsos/Bunge


• A categoria deve abrir o corredor de óleos
• Exponha antes do segmento de óleos especiais

Sabor
Aroma
Embalagem

Fonte: Ipsos/Bunge

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Gallo *
  • 2 Andorinha
  • 3 Borges
  • 1 Gallo *
  • 2 Andorinha
  • 3 Carbonell
  • 4 Borges
  • 71,6 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2017
  • Andorinha 5,4 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2017 - pp(1)
  • Gallo LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 2.470 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Fornecedores

307

NÚMERO DE RESPONDENTES

Gallo Brasil
Andorinha
4 º Posição em 2017
Borges
3 º Posição em 2017
Gomes da Costa
Estreia
Camil
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