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Categoria

Fonte: RB (Reckitt Benckiser) (11)99456-6658

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2017
  • 21,3 Evolução % do volume de vendas (2016/2017)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2016/2017
  • 2,95 Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS

15,7% é a variação das vendas em valor no varejo alimentar 2016/2017

850 ml a cada compra é a quantidade média adquirida

3 vezes ao ano é a frequência média de compras

Trabalhar com poucas marcas no sortimento é a recomendação da RB. Em cada uma, o varejista deve oferecer a linha completa. A ideia é atender todas as necessidades do shopper


• Segundo a RB, a categoria deve ficar no mesmo corredor de finalizadores de limpeza, próximo de multiúso e ao lado de purificadores de ar
• O primeiro passo é agrupar as marcas, abrindo a exposição com a de maior valor percebido
• Em seguida, deve-se blocar as fragrâncias verticalmente, alocando a de maior venda no meio da exposição
• Depois, organize os tamanhos de embalagens, colocando nas prateleiras mais altas as embalagens maiores. As grandes (acima de 2 L) devem estar na base da gôndola, preferencialmente no respectivo bloco da fragrância
• As promoções de preço fecham a exposição do respectivo item regular
• A RB ressalta que é importante manter o espaço correto de cada marca e versão, pois o shopper troca de loja quando há ruptura da sua fragrância preferida


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