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Categoria

Fonte: RB (Reckitt Benckiser) (11)99456-6658

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2017
  • 12,3 Evolução % do volume de vendas (2016/2017)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2016/2017
  • 2,95 Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS

8,5% é a variação das vendas em valor no varejo alimentar 2016/2017

690 ml é a quantidade média adquirida a cada compra

4 vezes ao ano é a frequência média de compra

Multiúso é uma categoria geradora de transação, mas também contribui para atrair pessoas para a seção de limpeza. Isso porque é utilizado na rotina da casa e possui boa penetração


• Segundo a RB, ainda existe confusão da shopper em relação aos produtos de limpeza. Além disso, a exposição no ponto de venda não facilita o entendimento, pois não combina a função do produto com a rotina de limpeza (básica, pesada, finalização, brilho da limpeza, cômodos específicos)
• Com base nisso, a empresa acredita que a melhor forma de expor os limpadores multiúso é após os produtos de cozinha e os sapólios e antes dos perfumados para piso. Também devem estar próximo de limpadores de vidros e álcool
• Para facilitar a escolha, o ideal é primeiramente blocar as marcas, iniciando a gôndola com a de maior valor ou a líder da categoria. O objetivo é atrair mais pessoas para o corredor e aumentar o desembolso, seja por meio de itens mais caros ou pela compra de mais de uma fragrância
• Feito isso, a recomendação é organizar as fragrâncias na vertical, sendo que a de maior venda deve ficar no meio da exposição. Dessa forma, o shopper é estimulado a interagir com mais de um aroma
• O passo seguinte é agrupar por tamanho. Sempre que possível, é importante estimular a compra das maiores, mantendo-as nas prateleiras mais altas
• Os produtos em oferta (exemplo, com 30% de desconto) devem fechar a exposição do respectivo item regular. Já as promoções que incentivam maior volume (como as leve 3 e pague 2) devem iniciar a exposição caso estejam na gôndola natural
• Como se trata de categoria de alto giro, a RB sugere manter o espaço adequado de acordo com as vendas de cada marca e variante a fim de evitar ruptura e perda de vendas


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