Navegue por todas as seções para obter dados sobre o desenvolvimento de categorias e sobre marcas e fornecedores mais bem avaliados

Imprimir

Categoria

Fonte: 3M (19)3838-6916 e Bombril (11)4366-1001

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2017
  • -1,4 Evolução % do volume de vendas (2016/2017)
  • 0,25 Variação % média de preço da categoria 2016/2017
  • 2,95 Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS


• A 3M sugere alocar as esponjas próximo dos detergentes líquidos
• O primeiro passo é identificar o fluxo da gôndola
• Comece a exposição com as esponjas multiúso, organizando das mais baratas para as mais caras
• Na sequência devem vir as especiais. O ideal é dar destaque aos itens de maior diferenciação e, portanto, maior valor agregado


Fonte exposição: 3M
Fonte de variação de preço: IPCA/IBGE
Fonte de evolução de volume: 3M
Fonte gráfico participação Por Tipo: 3M
Fonte gráfico participação Por Embalagem: Bombril
Fonte árvore de decisão: 3M

3 unidades é a quantidade média adquirida a cada compra Fonte: 3M

4 vezes ao ano é a frequência média de compras Fonte: 3M

A ruptura média é de 12%. A 3M afirma que um dos principais motivos é a falta de abastecimento na gôndola. É recomendado trabalhar com mix enxuto, mas que atenda as necessidades do shopper. Isso permite elevar o espaço de exposição, reduzindo a frequência de reposição


• Até 4 checkouts: Multiúso, Não Risca, Antiaderente
• 5 a 9 checkouts: Multiúso, Não Risca, Antiaderente, Prateada
• 10 a 19 checkouts: Multiúso, Não Risca, Antiaderente, Prateada, Paredes, Grill
• Acima de 20 checkouts: Multiúso, Não Risca, Antiaderente, Prateada, Paredes, Grill, Banheiro, Metálica

Fonte: 3M

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Scotch-Brite *
  • 2 Esfrebom
  • 3 Bom Bril
  • 4 Limppano
  • 5 Condor
  • 1 Scotch-Brite *
  • 2 Esfrebom
  • 3 Bom Bril
  • 4 Limppano
  • 5 Assolan
  • 6 Brilhus
  • 68,5 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2017
  • Esfrebom 3,6 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2017 - pp(1)
  • Scotch-Brite LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 2.470 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Fornecedores

304

NÚMERO DE RESPONDENTES

3M
Bettanin
Bombril
Limppano
Estreia
Condor
Publicidade
Publicidade
Publicidade