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Categoria

Fonte: RB(Reckitt Benckiser) (11)99456-6658

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2017
  • 11,2 Evolução % do volume de vendas (2016/2017)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2016/2017
  • 2,95 Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS


• A RB recomenda que os desengordurantes iniciem a exposição na seção de produtos voltados à limpeza da cozinha. O ideal é que eles estejam próximo de detergentes para louça a fim de aproveitar o fluxo gerado por essa categoria. A fabricante lembra que, por ser especialista, o desengordurante é um item adicional à cesta da shopper e possui alto valor agregado, sendo um dos maiores desembolsos da seção
• Dentro da categoria, o varejista deve formar blocos de marcas. Como os desengordurantes estão em desenvolvimento, é importante expor primeiramente a marca líder ou uma marca ícone para atrair o shopper e estimular a interação com esses produtos
• O passo seguinte é agrupar por variante (fragrância), pois é o segundo item mais importante da árvore de decisão
• Feito isso, organize por tipo de embalagem e tamanho. Segundo a RB, para elevar o faturamento da categoria, é recomendado ampliar a visibilidade das embalagens de maior valor agregado, como o pulverizador


2 vezes ao ano é a frequência média de compras

3,6% é a variação das vendas em valor no varejo alimentar 2016/2017

570 ml por compra é a quantidade média adquirida pelo shopper

Realizar exposição casada ajuda o shopper a se lembrar da categoria. Aproxime os desengordurantes de grelhas, na seção de churrasco, e de sapólios. A RB sugere ainda dupla exposição junto de esponja, detergente líquido ou de multiúso

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