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Categoria

Fonte: RB (Reckitt Benckiser) (11)99456-6658

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2017
  • -5 Evolução % do volume de vendas (2016/2017)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2016/2017
  • 2,95 Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS


• Ainda há grande oportunidade de aumentar o consumo da categoria. Segundo a RB, apenas 17% das lavagens são feitas com alvejante sem cloro
• A categoria deve ser posicionada depois de detergente líquido e em pó e antes dos amaciantes e dos facilitadores
• Dentro da categoria, o primeiro passo é blocar as marcas preferencialmente na vertical. Inicie a exposição com as de maior valor e finalize com as mais baratas
• Em cada marca, agrupe na horizontal os segmentos de lavagem e pré-lavagem, sendo que este último deve ficar nas prateleiras superiores
• Feito isso, agrupe na horizontal os formatos líquido e pó (posicione este segmento à altura dos olhos)
• Em cada formato, forme primeiro um bloco com as versões para roupa branca e, depois, outro para as coloridas
• Dentro de cada variante, comece com as embalagens maiores ou potes e finalize com as menores ou sachês/refis
• Produtos em promoção devem vir após o seu item regular, finalizando a exposição. Já as ofertas que incentivam maior volume devem iniciar a exposição da marca, quando estiverem no ponto natural



• Para a RB, um mix eficiente reúne poucas opções de marcas (com diferentes preços médios). Em cada uma, deve-se trabalhar com todas as versões disponíveis. A ideia é atender diferentes necessidades das consumidoras e conferir à loja imagem de completa. No caso específico de alvejantes sem cloro, a empresa recomenda manter opções para roupas coloridas e brancas, formatos pó e líquido e embalagens de diversos tamanhos

-2% é a variação das vendas em valor no varejo alimentar 2016/2017

1 unidade é a quantidade média adquirida a cada compra

Cerca de 31% dos shoppers que interagem com a categoria não compram nenhum produto. Além da ruptura, isso acontece porque há dificuldade de encontrar o que se procura. Quando isso acontece, metade dos shoppers adia a compra

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Vanish *
  • 2 Brilhante Utile
  • 3 Qboa
  • 4 Brilux
  • 4 Tixan Ypê
  • 5 Candura
  • 1 Vanish
  • 2 Brilhante Utile
  • 3 Qboa
  • 4 Brilux
  • 5 Tixan Ypê
  • 6 Omo
  • 61,1 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2017
  • Vanish 6,4 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2017 - pp(1)
  • Vanish LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 2.470 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Fornecedores

341

NÚMERO DE RESPONDENTES

Reckitt
Unilever Brasil
Anhembi
Raymundo da Fonte
Ypê
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