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Categoria

Fonte: Ajinomoto (11)5080-6788 e Guia de Categorias 2017 (Mondelez) (11)2179-1646

Árvore de Decisão

Veja, por ordem de raciocínio, o que consumidor mais valoriza.

  • ND Faixa de faturamento do autosserviço alimentar 2017
  • ND Evolução % do volume de vendas (2016/2017)
  • ND Variação % média de preço da categoria 2016/2017
  • 2,95 Variação % IPCA

PARTICIPAÇÃO DAS VERSÕES DO VOLUME DE VENDAS


• Próximo de refrigerantes é a localização considerada mais adequada para o refresco em pó
• A organização da gôndola deve seguir as quebras da árvore de decisão. Portanto, o primeiro passo é segmentar por tipo, ou seja, separar os diet/light – que devem iniciar o fluxo do corredor – dos regulares. Depois, é preciso agrupar por marca e, na sequência, por sabores. Dessa forma, fica mais fácil para o shopper localizar os produtos e també as novidades
• A Mondelez recomenda expor verticalmente tanto marcas quanto sabores, e a adequação do espaço dedicado a cada item conforme as vendas de cada um para evitar ruptura
• Outra sugestão é posicionar os lançamentos e os itens de maior venda à altura dos olhos do shopper. Para auxiliar a navegação, vale a pena utilizar materiais de merchandising que organizem a gôndola e comuniquem as novidades


Fonte exposição: Guia de Categorias 2017 (Mondelez)
Fonte gráfico participação : Nielsen Retail Index/Ajinomoto
Fonte gráfico shopper: Kantar Worldpanel. (Out.16 - Set.17) Total Brasil/Ajinomoto
Fonte árvore de decisão: Guia de Categorias 2017 (Mondelez)

2 vezes ao mês é a frequência de compra Fonte: Kantar Worldpanel/Ajinomoto

6 sachês por compra é a quantidade média adquirida Fonte: Kantar Worldpanel/Ajinomoto

60% das vendas são os sabores: laranja, uva, maracujá, abacaxi, morango e limão Fonte: Guia de Categorias 2017 (Mondelez)

16% SKUs mix ideal para loja 5 a 9 checkouts Fonte: Ajinomoto

Para não haver ruptura no verão, quando as vendas da categoria aumentam, a Mondelez recomenda considerar o aumento do volume do refresco no PDV, assim como nos pontos extras Fonte: Guia de Categorias 2017 (Mondelez)

Marcas

Classificação por índice de lembrança de supermercadista

  • 1 Tang *
  • 2 Mid
  • 3 Fresh
  • 4 Trink
  • 5 Frisco
  • 1 Tang *
  • 2 Mid
  • 3 Fresh
  • 4 Trink
  • 5 Frisco
  • 70,2 ÍNDICE % DE PREFERÊNCIA DAS TRÊS PRIMEIRAS MARCAS EM 2017
  • Mid 2,0 MAIOR EVOLUÇÃO DE PREFERÊNCIA DA MARCA EM 2017 - pp(1)
  • Tang LIDER HÁ 4 ANOS CONSECUTIVOS
Nesta área, você encontra os principais resultados de pesquisa sobre marcas da SA Varejo. O estudo, que contou com a participação de 2.470 varejistas de todo o País, mede o índice de lembrança desse público em relação às marcas. Os varejistas apontaram em questionário as três que acreditam ser as mais vendidas em suas lojas, em ordem de importância. Após receber os formulários preenchidos, foram atribuídos pesos às marcas conforme a ordem em que foram apontadas, dando origem ao share of mind de cada uma. O passo seguinte foi classificá-las em ordem decrescente de índice de lembrança no total Brasil e em sete regiões do País. A partir disso, chega-se ao ranking das marcas por categoria. Já a somatória do share of mind de cada fabricante dá origem à lista dos cinco principais fornecedores.

•   Dados sobre evolução do índice de preferência de marca, índice de preferência das três primeiras marcas e líder há quatro anos consecutivos são da pesquisa de SA Varejo.
•   pp(1) – pontos percentuais/apenas variação acima de 1,00 pp
•   Índice de preferência das três primeiras marcas corresponde a resultados Brasil
•   Informações não submetidas a testes de validação estatística.

Fornecedores

300

NÚMERO DE RESPONDENTES

Mondelez International
Ajinomoto do Brasil
Parati
3 Corações
Estreia
Maratá
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