Plataforma conecta empresas que querem empréstimo direto com investidores

Avaliação:

(0 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Startup criou uma solução em que pessoas comuns financiam diretamente companhias em busca de recursos, sem recorrer ao mercado bancário ou financeiro

A startup Nexoos criou uma plataforma que conecta diretamente pequenos e médios empresários a investidores interessados em emprestar dinheiro. Chamado de peer-to-peer lending (em português, empréstimo coletivo), essa modalidade se baseia em pessoas comuns emprestarem dinheiro para empresas. A ideia é que os dois lados saiam ganhando: as empresas por pagarem taxas menores; e os investidores, com retornos maiores.

O modelo dobrou seu volume globalmente entre 2015 e 2016 e deve quintuplicar de tamanho até 2020. A Nexoos é uma das startups selecionadas pelo banco de investimento BTG Pactual para um programa de aceleração. Ao todo, se inscreveram 132 empresas consideradas scale-ups (startups já maduras, com faturamento e carteira de clientes).

Como funciona

  • A empresa deve criar uma solicitação na plataforma
  • Se for pré-aprovada, a solicitação é oferecida a investidores, que definem se querem financiar e quanto
  • Caso financiada, a empresa recebe o valor solicitado e o investidor o pagamento mensal
  • Taxas e juros variam de 1,30% a 3,23% ao mês

Como é a análise da empresa

  • Pré-aprovação: análise automática do CNPJ, na qual são levantadas informações sobre a empresa e os sócios
  • Análise da solicitação: é feita uma análise para entender se o empréstimo solicitado faz sentido no contexto da empresa. Por exemplo: o valor pedido não pode ser maior do que o faturamento mensal
  • Análise de crédito: avaliação de demonstrativos financeiros (balanços e DREs) e histórico de crédito da empresa (SERASA, Banco Central e outros)
  • Análise dos sócios: imposto de renda, histórico pessoal, entrevista presencial ou por telefone
  • Após essas etapas: se aprovada a empresa recebe um rating de crédito de acordo com o risco do empréstimo.Para cada rating, há uma taxa de juros. Quanto maior o risco, pior o rating e maior a taxa de juros e a rentabilidade do investidor

Fonte: www.nexoos.com.br

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn  Instagram   e   Facebook   !

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade