Ensino online: para treinar funcionários e até atrair novos clientes

Avaliação:

(0 Avaliações)

Por Redação SA Varejo - redacao@savarejo.com.br -

Utilizar e-learning é uma maneira de levar conteúdo a mais pessoas, em diferentes regiões. Saiba como o Assaí utilizou essa ferramenta para capacitar clientes e, assim, fidelizá-los

A utilização de e-learning pelas empresas é cada vez maior. Seja no treinamento de funcionários ou até mesmo para estreitar o relacionamento com clientes ou atrair novos públicos. Com a ferramenta, há ganhos em custos e de agilidade. “O uso de e-learning e outras plataformas é um dos caminhos mais rápidos para se chegar a várias localidades”, afirma Celso Hey, CEO da MegaMidia Group , que participou do desenvolvimento do programa Academia Assaí Bons Negócios , em parceria com a bandeira de cash & carry do GPA e com a Aliança Empreendedora , em outubro do ano passado.

Trata-se de uma plataforma online gratuita que busca formar e capacitar micro e pequenos empreendedores, público-alvo do formato de atacarejo. Nela, os empresários encontram cursos, vídeoaulas e portal de notícias. “O programa veio ao encontro de uma demanda latente dos microempreendedores, em especial do setor de alimentos, que cresceu mais de dez vezes desde 2010 e ainda estava pouco assistido por recursos práticos e de linguagem simples. Além da plataforma, cursos presenciais também fazem parte do projeto”, explica Fábio Lavezo, gerente de sustentabilidade do Assaí Atacadista.

Segundo Celso Hey, da MegaMidia Group, o projeto surgiu após pesquisas de campo em que foi identificada carência de conteúdo que orientasse esses empreendedores. Em primeiro lugar, diz ele, o programa cumpre um papel social. “Evidentemente, os pequenos empresários, quando capacitados, podem se tornar futuros clientes da rede”, avalia. Segundo ele, há outros modelos de plataformas que podem ser desenvolvidos para o varejo, como os voltados à capacitação de colaboradores nas lojas, nos quais o acesso é on-demand pelo funcionário. Nesse caso, o objetivo é aumentar a eficiência operacional. Além disso, a companhia trabalha com gestão de trade marketing e merchandising, marketing digital, rádio interna, CRM, entre outros.

O que o portal "Assaí bons negócios" oferece

A solução de e-learning da bandeira disponibiliza gratuitamente cinco trilhas de aprendizagem. Cada uma tem videoaulas que não são sequenciais e possui um teste composto por três perguntas sobre o conteúdo. Depois de responder a elas e, após ter assistido a todos os vídeos de cada trilha, é emitido um certificado para o participante. Entre os temas abordados, estão como gerenciar melhor os negócios, como precificar produtos e serviços, etc.

 

Números da plataforma

  • 20 mil empreendedores estão cadastrados na plataforma Academia Assaí Bons Negócios
  • desses 1.500 já concluíram cursos online ou presenciais e foram certificados
  • 500 mil acessos à plataforma em um ano de existência
  • 65% são mulheres
  • 37% têm de 25 a 34 anos

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn  ,   Instagram   e   Facebook   !

Fonte: Foto: Divulgação

Comentários

Comentar com:
Publicidade

Guia de Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade