Conheça uma categoria que está ganhando espaço no mix de muitas lojas

Avaliação:

(1 Avaliação)

Por Redação SA Varejo - redacao@savarejo.com.br -

Sanduíches, pizzas, sucos e saladas – tudo prontinho para consumo na loja, no escritório ou em casa – estão crescendo em vendas. Saiba por que e veja como trabalhar o segmento no seu supermercado


Uma nova categoria começa a ganhar força no varejo alimentar: a dos alimentos prontos para consumir na hora, como sanduíches, pizzas e saladas mistas que já vêm com molho – atenção: nada a ver com as refeições congeladas com que você está habituado. Nesse segmento, os produtos são normalmente refrigerados e podem ser aquecidos na loja ou levados para o escritório ou para casa. Por enquanto, essa linha é mais comum em unidades voltadas à conveniência, como Carrefour Express e Meu Dia%. Mas também há supermercados de bairro se destacando na sua venda.

É o caso da rede Zona Sul , do Rio de Janeiro. A varejista criou uma categoria chamada “consumo local”. Ali, o cliente encontra pizzas, massas, café da manhã e carne grelhada prontos para consumo. Dentro dela, existe a subcategoria “Pague e Leve”, que agrupa sucos, sanduíches, saladas prontas e pratos com salada e uma proteína. Além de dar nome a um espaço dentro das lojas, também se tornou a marca de uma linha de produtos, que inclui itens de parceiros e da própria rede. Segundo Pietrangelo Leta, vice-presidente comercial do Zona Sul, esse segmento já representa 30% da categoria de “consumo local” e cerca de 1,5% do faturamento total da rede. “Essa participação é bem representativa para um negócio relativamente novo”, avalia ele. “Em termos de layout, os itens prontos ficam preferencialmente na entrada da loja. Também estamos investindo em equipamentos práticos, voltados para self-service para atender o público que faz a refeição dentro da loja”, acrescenta o varejista.

SODEBO: categoria está em desenvolvimento

Presente no Brasil há quatro anos, a empresa francesa oferece pizzas ovais e massas frescas em embalagens no formato de caixas com a marca PastaBox. Basta aquecer no micro-ondas e se servir. O investimento no País se justifica pelo fato de o consumidor estar valorizando cada vez mais praticidade, sem abrir mão do sabor. “Essa é uma categoria relativamente nova no Brasil, por isso nos próximos anos o crescimento será constante. Da nossa parte, esperamos dobrar o mercado em três ou quatro anos”, afirma Anne-Charlotte Gouraud, diretora de marketing e comunicação da Sodebo no Brasil.

100 %
É quanto a fabricante Sodebo pretende crescer no mercado entre três e quatro anos

 

Ateliê: Fabricante investe em novas linhas

Dona da marca Ateliê , a Norac comercializa 40 produtos no Brasil entre sanduíches, saladas prontas e sucos. No mês passado, a companhia lançou mais três linhas. “Nós buscamos entender as demandas dos brasileiros para apresentar os melhores produtos possíveis. Também trazemos inovações da França, mercado onde atuamos há mais de vinte anos e onde o grupo é líder”, afirma Gilles Conan, diretor-geral da Norac. O carro-chefe da Ateliê em sanduíches naturais é o integral, enquanto entre as saladas, a mais vendida é a bowl, que combina folhas, legumes e molho especial.

30%
Participação, na rede Zona Sul, de sucos, lanches e saladas prontas sobre o total da categoria de "consumo local"

 

Em qual tipo de loja a categoria vende mais 
Segundo os fornecedores, esses produtos apresentam maior saída em lojas instaladas em locais com grande concentração de pessoas que necessitam de refeições prontas, como perto de escritórios ou condomínios. É importante entender qual é o giro dos produtos para adequar a compra, a fim de evitar perdas em uma categoria formada sobretudo por perecíveis 

Como ampliar vendas dos produtos 

  • Exponha a categoria na entrada da loja, perto dos checkouts, criando a área de grab and go
  • Inclua no sortimento opções para os diferentes momentos de consumo: café, almoço, lanche e jantar. A exposição pode ser adaptada conforme a hora do dia
  • Aplique, segundo orientação dos fornecedores, margem de lucro inferior à dos alimentos processados e fabricados na própria loja, para manter a competitividade da categoria
  • Trabalhe com combos que ofereçam soluções de consumo, como “sanduíche mais suco”
  • Mantenha os produtos a uma temperatura entre 1°C e 6°C

Fonte: Indústrias

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:    LinkedIn  ,   Instagram   e   Facebook   !

Fonte: Foto: Divulgação

Comentários

Comentar com:
Publicidade

Guia de Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade