Conheça as aquisições do Walmart para acelerar sua transformação digital

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Katia Simões - redacao@savarejo.com.br -

Comprar varejistas que já nasceram digitais, mas atuam também com lojas físicas, foi a estratégia adotada pela companhia. E ela não é a única


BONOBOS: após aquisição, rede aumentou número de lojas que oferecem serviços personalizados 

Adquirir varejistas que já nasceram digitais, mas também atuam com lojas físicas, é uma das estratégias do Walmart para acelerar a criação de uma cultura digital na empresa. As companhias compradas, como a Bonobos e ModCloth , do segmento de moda, fazem parte de um grupo chamado de DNVB (Digitally Native Vertical Brands), ou em português: Marcas Nativas Digitalmente Verticais (saiba mais no quadro abaixo).

Mais do que terem sido criadas num ambiente digital, as DNVBs enxergam a experiência do consumidor sob outro prisma, diz Walter Longo, sócio-diretor da Unimark Comunicação . E é em busca disso que a varejista americana está. Já para Alexandre Van Beeck, sócio-diretor da consultoria GS&Consult , o Walmart também conseguiu melhorar sua participação e conhecimento no universo digital. “Ao colocar o fundador da Bonobos como responsável por essa área na empresa, ganhou agilidade e expertise”, avalia.

Se, por um lado, houve vantagens para o gigante, por outro, as DNVBs adquiridas não perderam. “Num primeiro momento houve chiadeira por parte do consumidor, acreditando que as marcas de moda perderiam a identidade”, diz Beeck. “Passado o primeiro impacto, as vendas aumentaram, pois o produto ganhou mais endereços físicos e maior volume de marketing.” A ModCloth, por exemplo, anunciou novos fitshops, lojas físicas que não têm estoque, mas permitem experimentar as roupas, e a Bonobos aumentou suas lojas guideshop, que oferecem serviços personalizados. Além do Walmart, a britânica Tesco também tem feito o mesmo movimento, com igual objetivo (veja a seguir outras empresas que estão comprando DNVBs).

O que é DNVB? 
A sigla, em inglês, significa Digitally Native Vertical Brands. Ou seja, marcas que já nascem digitais, dialogam diretamente com seus clientes e têm presença física no varejo, mas não fazem distinção entre os canais. Integram o online e o off-line valendo-se de todos os benefícios de inteligência de dados que o modelo permite. Identificam o cliente da mesma forma em qualquer canal ou plataforma, como explica Alexandre Van Beeck, sócio-diretor da consultoria GS&Consult

 

Exemplos de varejistas digitais compradas por empresas físicas 
  • Casper (colchões e travesseiros) comprada pela Target 
  • Bonobos comprada pelo Walmart 
  • ModCloth também adquirida pelo Walmart 
  • Dollar Shave (clube de compras) comprada pela Unilever 
     


MODCLOTH: ao comprar a varejista, o Walmart elevou investimentos em lojas em que o cliente pode experimentar as roupas, mas não têm estoque

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