8 frases de Luiza Trajano que tem tudo a ver com seu supermercado

Avaliação:

(11 Avaliações)

Por Alessandra Morita - alessandra.morita@savarejo.com.br -

Em palestra realizada ontem na capital paulista, a empresária falou sobre os desafios para a perenidade do Magazine Luiza – da origem até a transformação digital

O desafio de garantir a sobrevivência e perenidade da empresa de sua família, vivido por Luiza Helena Trajano, é igual ao da maioria dos empresários do varejo alimentar. Fundado em novembro de 1957 por sua tia, em Franca (interior de São Paulo), o Magazine Luiza nasceu com o propósito de gerar emprego para a família. “Emprego é a melhor coisa que existe. Dá dignidade para as pessoas”, afirmou Luiza ontem (06/11) durante palestra no HSM Expo 2018, na cidade de São Paulo – o evento termina hoje (07/11). 

Em 1991, ela se tornou superintendente da empresa e, em 2008, presidente. Há dois anos, foi para o Conselho de Administração, transmitindo o cargo para seu filho, Frederico Trajano. Ele também participou do evento, contando sobre o processo de implementação da cultura digital  na companhia. Essa mudança levou, inclusive, à transformação do propósito da empresa: Levar ao acesso de muitos o que é privilégio de poucos. Além disso, a expectativa é de que o Magazine Luiza fature R$ 17 bilhões neste ano, contra R$ 11,4 bilhões de 2017.

Confira a seguir frases de Luiza Trajano, que mostram seu jeito de gerir e pensar nos negócios e que tem muito a ver com o que acontece no seu supermercado:  

1. “Inovação e atendimento não podem ser feitos sem pessoas. Para isso, três coisas são necessárias: que elas se sintam participantes (por isso é importante escutá-las); que entrem de coração na empresa (daí ter um propósito); e que sejam recompensadas financeiramente (oferecendo programa de remuneração por metas alcançadas)”

2. “O que tirava minha noite de sono [durante a transição da empresa, em que saiu do comando e foi para o conselho] era a preocupação de perdermos nosso jeito de ser, nossa cultura. Na empresa, não deixamos ninguém esperando mais de dez minutos para ser atendido e, se erramos, pedimos desculpas. Cultura tem que estar nas atitudes”

3. “As empresas precisam de acordos claros para a família. Lá no Magazine Luiza, definimos, por exemplo, que marido e mulher não podem trabalhar juntos na companhia. Os horários precisam ser cumpridos por todos e é preciso começar de baixo”

4. “Até hoje se me derem uma brecha, eu vou lá e atormento [sobre dar sua opinião na gestão]. Se não der, eu fico quietinha”

5 “Errar todo mundo erra. Você precisa dar espaço para que um novo erro aconteça. Importante é redirecionar o erro rapidamente”

6. “É preciso ter capacidade de aprender. Falo isso para os meus filhos e também sobre o quanto é necessário ter inteligência emocional”

7. “A vida profissional é como uma escada. Você pode subir rápido, mas não pode pular degraus”

8. “A cabeça da gente tem dois lados: o do problema e o da solução. Fui treinada para ‘usar’ o da solução”

Comentários

Comentar com:
Publicidade

Guia de Sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade