“O consumidor quer produtos saudáveis, mas a um preço melhor”, afirma CEO do Carrefour Brasil

Avaliação:

(0 Avaliações)

Alessandra Morita - alessandra.morita@savarejo.com.br -

A frase foi dita por Noël Prioux durante o lançamento de um movimento focado em saudabilidade, que reúne diversas ações práticas nas lojas

O Carrefour lançou hoje (01/10) o movimento Act for Food, que acontece simultaneamente em todos os países onde a companhia opera. O projeto direciona uma série de ações e investimentos par ampliar o consumo de alimentos com apelo à saudabilidade e de qualidade. “O consumidor quer produtos saudáveis, mas a um preço melhor”, afirmou Noël Prioux, CEO do Carrefour Brasil. As iniciativas vão desde a expansão de uma seção voltada a esses produtos até o lançamento de um programa de satisfação garantida voltada para perecíveis

Os orgânicos também estão entre os produtos-alvo do movimento. Globalmente, a estimativa é de que a receita com esses itens alcance 5 bilhões de euros até 2022. Já no Brasil, a expectativa é de dobrar a participação deles nas vendas de alimentos frescos até 2020, alcançando 5%. “Acredito que alcançaremos 10% rapidamente”, disse Prioux. Hoje a varejista comercializa 650 itens orgânicos. 

Margem menor nos orgânicos
Para aumentar o volume comercializado, a companhia já reduz a margem do orgânico, que chega ao consumidor em torno de 20% mais barato do que um similar normal. “A partir das iniciativas desse projeto, a ideia é reduzir o preço em 15%”, afirmou o executivo. Ao elevar a quantidade de produtos comercializados, a companhia consegue compensar a redução da margem de lucro. 

Com o objetivo de suprir a alta esperada da demanda, a varejista está focando o desenvolvimento de produtores. Um dos pontos a ser trabalhados, segundo Prioux, é um suporte aos produtores na entrega das mercadorias. Para ele, uma das maiores dificuldades é comprar em um lugar e receber em outro. Uma alternativa são parcerias com empresas cujos caminhões não transitam com 100% da capacidade. 

Mais ações
Outra iniciativa do Carrefour é a ampliação da seção de “Saudáveis”, que reúne em um mesmo corredor orgânicos, integrais, alimentos sem antibióticos e itens voltados a dietas restritivas. Atualmente, é encontrado em um número pequeno de unidades, mas a ideia é chegar a 50 lojas das bandeiras Carrefour (super e hipermercados) neste ano. Em 2019, o setor estará presente em todas as filiais da marca em ambos os formatos. 

A companhia também aposta numa iniciativa chamada “Compromisso Satisfação Garantida”, que está sendo lançada neste mês em lojas da Baixa Santista (SP). Nela, caso o consumidor não fique satisfeito com algum produto fresco adquirido nas lojas da rede, poderá receber o dinheiro de volta ou trocar por outro item de mesmo valor. 

Negócios
Em conversa com jornalistas durante o lançamento do Act For Food, Prioux afirmou que o foco dos investimentos continuará sendo o formato de cash & carry e o de lojas de proximidade, além do e-commerce. Ele se mostrou otimista em relação ao País, apesar dos impactos da política. “Temos confiança no País. Vamos reverter essa situação da economia. Por isso, seguimos investindo no Brasil”, afirmou. 

 

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade